CEBAL participa na Feira do Queijo do Alentejo com programa itinerante de Valorização do Cardo

Este ano, a Feira do Queijo do Alentejo 2021 Serpa irá decorrer apenas em formato online

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá estar presente na Feira do Queijo do Alentejo, com o roadshow tecnológico “Valorização Integrada do Cardo – DOP Serpa em análise”.

Esta será a terceira sessão do programa itinerante nacional, lançado em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora, para a promoção socioeconómica da planta Cynara cardunculus.

A Feira do Queijo do Alentejo 2021 Serpa irá decorrer apenas em formato online e o CEBAL quis aliar-se à iniciativa com a terceira sessão do Roadshow Tecnológico para a “Valorização integrada do Cardo” com o tema: “DOP Serpa em análise”.

O Cardo (Cynara cardunculus) é um ingrediente diferenciador na produção de queijos amanteigados no nosso país com impacto no sector dos lacticínios, além de apresentar potencialidade de valorização em diversos sectores de atividade económica.

O programa itinerante pretende chegar a diferentes regiões de Portugal, como Serpa, para promover abordagens e soluções integradas de utilização e produção da planta Cardo, incluindo a valorização da flor na indústria queijeira.

 

No dia 27 de fevereiro, sábado, o evento dará destaque à influência da utilização de Cynara cardunculus na textura de queijos DOP, como o queijo DOP Serpa.

Um estudo que será apresentado pelo investigador Nuno Alvarenga, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

A mesa-redonda intitulada “Setor dos lacticínios: elementos diferenciadores” é dinamizada pela Rádio Voz da Planície e terá como convidados a Câmara Municipal de Serpa, organizadora da Feira do Queijo do Alentejo, e a Alfazema Design.

Este será um debate focado no impacto socioeconómico regional que pode ter  esta planta, de alto valor, associada ao setor dos lacticínios, com impacto no turismo, no desenvolvimento e na economia da região.

A sessão é aberta a todos os interessados neste recurso endógeno e decorrerá entre as 14h30 e as 16h00, em formato online via videoconferência Zoom. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 26 de fevereiro, através do formulário disponível aqui.

Esta iniciativa é uma atividade que se insere no projeto CynaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020. Este é um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica a diferentes setores
industriais no apoio à valorização do Cardo.

Para mais informações consulte o site do CEBAL, a sua página de Facebook, ou contacte através do telefone 284 314 399.

 

 



Comentários

pub