Autarcas do Litoral Alentejano exigem rapidez nos projetos ferroviários e rodoviários

CIMAL considera que atrasos prejudicam ««a segurança das populações e o desenvolvimento económico dos concelhos»

Ferrovia – Foto: Sul Informação

Os autarcas do Alentejo litoral exigem ao governo rapidez na execução dos projetos ferroviários e rodoviários previstos para a sua região, tendo já manifestado ao ministro das Infraestruturas e da Habitação a sua preocupação pelos atrasos na execução das obras.

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) salienta, em nota que imprensa, que estes atrasos prejudicam «a segurança das populações e o desenvolvimento económico dos concelhos» que integram esta estrutura – Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal e Grândola.

Esta semana, Vítor Proença, presidente da CIMAL e da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, teve uma reunião com o ministro Pedro Nuno Santos, onde chamou «a atenção para importância incalculável do Litoral Alentejano, quer do ponto de vista dos investimentos económicos existentes e dos que estão em curso, mas que apresentam défices enormes, particularmente no que diz respeito aos acessos rodoviário e ferroviários. Estes atrasos não se podem manter».

Em relação à rodovia, na reunião foi analisada a ligação entre Sines e Santiago do Cacém até à A2, tendo o ministro informado que está a ser projetada a ligação Grândola Norte. Pedro Nuno Santos garantiu também que vai ser retomado o projeto do Itinerário Principal 8 (IP8) entre Sines e Beja.

Mas a CIMAL defende que é também urgente a reparação do IC1, entre Palma e Alcácer do Sal, assim como da Estrada Nacional 253, entre a Comporta e Alcácer. Uma das obras exigidas é a criação de bermas nesta estrada, tendo o perigo que representa para os automobilistas e o grande tráfego.

No que diz respeito à ferrovia, os autarcas do Litoral Alentejano sublinharam a necessidade de ser retomada a ligação ferroviária de passageiros da Linha Lisboa-Funcheira (com paragem em Alcácer, Grândola, Ermidas e Odemira), que foi encerrada em 2012.

A CIMAL questionou também o ministro sobre o ponto de situação da nova linha ferroviária Sines-Grândola, destinada ao tráfego de mercadorias, tendo obtido a informação de que estão a ser projetados melhoramentos no corredor Sines- Santiago do Cacém-Ermidas- Grândola- Alcácer do Sal.

 

 

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