Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) iniciou esta semana um projeto de divulgação, junto dos jornais portugueses, de artigos de Cultura, Ciência e Tecnologia, da autoria de reputados especialistas em cada uma das áreas versadas. O Sul Informação, enquanto associado da APImprensa, é um dos primeiros jornais a aderir ao projeto.

Esta é uma das medidas adotadas pela APImprensa para assinalar 2021 como o Ano da Imprensa Regional.

Segundo a associação, «trata-se de um verdadeiro serviço público, uma vez que os artigos serão fornecidos gratuitamente aos jornais de todo o País (e também aos de língua portuguesa no estrangeiro que nisso manifestem interesse), com o objetivo de valorização e diversificação dos respetivos conteúdos, mas também como contributo para difusão da literacia mediática».

festas da cidade de olhao

Daí que este projeto seja este ano patrocinado pelo “Media Veritas”, um outro programa que a APImprensa tem em marcha com o apoio da fundação Tides (uma organização norte-americana ligada ao google.org), que promove a literacia junto dos públicos mais vulneráveis (adolescentes e seniores), lutando contra a desinformação e as chamadas “fake news” (notícias falsas).

Há muito que este projeto está a ser preparado por uma equipa liderada pelo jornalista Jorge Castilho, diretor da APImprensa. Uma equipa a que se juntou agora o investigador António Piedade, da Universidade de Coimbra, que há mais de uma década coordenava uma iniciativa semelhante, embora circunscrita a textos científicos, designada por “Ciência na Imprensa Regional” – que, entretanto, terminou.

Como acima se refere, a iniciativa da APImprensa é muito mais abrangente, como o próprio nome do projeto desde logo esclarece: “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”.

Assim, serão divulgadas a Cultura, nas suas diversas vertentes (Artes, Literatura, História, Sociologia, Música, etc), as descobertas da Ciência e os avanços da Tecnologia. Praticamente todos os dias, o projeto irá disponibilizar aos jornais textos de todas essas áreas, da autoria de especialistas dos principais Centros de Investigação e de Universidades de todo o País e do estrangeiro.

Estes textos, mesmo quando tratarem de matérias complexas e com garantido rigor científico, serão escritos em linguagem acessível a todos, contribuindo, de forma significativa, não só para informação do grande público, mas também para a sua formação nas mais diversas áreas do saber.

Além dos textos, de fotografias e infografias, o projeto prevê também a produção e distribuição de vídeos e de podcasts, a pensar nas publicações digitais.

«Todos estes pressupostos permitem-nos afirmar que este será, provavelmente, o projeto que conseguirá atingir, de forma regular, a maior audiência de sempre na Imprensa portuguesa, e também o que alcançará uma maior área geográfica – centenas de jornais regionais que cobrem todo o território nacional e, através deles, atingir também centenas de milhar de portugueses nas comunidades de emigrantes espalhadas pelo Mundo», salienta a APImprensa.

«Todos reconhecem que a Imprensa é um pilar essencial da Democracia. Mas poucos dos que o afirmam lhe concedem os apoios de que ela precisa para sobreviver e desempenhar o seu indispensável papel», acrescenta.

Numa altura em que o setor da Imprensa atravessa a sua maior crise de sempre, esta é mais uma iniciativa que a APImprensa põe em marcha no terreno, para apoiar a «insubstituível imprensa regional do nosso país».

lagos eventos

Também poderá gostar

Fly fossilized inside a piece of 99 million year old Burmese amber (fossilized tree resin, also called burmite)

O que é o âmbar?

Cartaz III Colóquio Internacional Cinemas do Mediterrâneo Instagram

Cinema e turismo vão ser tema de debate na Universidade do Algarve

Contratos de Pograma cultural

Loulé apoia 45 associações culturais com 850 mil euros