Aljustrel quer solução para alimentação de mineiros deslocados e testes no Centro de Saúde

Nelson Brito alertou ainda para a necessidade de implementação de medidas preventivas da Covid-19 nas minas

Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, quer que seja encontrada uma solução para o fornecimento de refeições aos trabalhadores deslocados que trabalham no concelho, em particular subempreiteiros do setor mineiro, e quer também que a testagem à Covid-19 seja feita no Centro de Saúde de Aljustrel.

O autarca transmitiu estas preocupações, esta quinta-feira, 11 de Fevereiro, numa reunião com Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado responsável pela resposta à pandemia no Alentejo, Ana Moura, inspetora diretora da Unidade Regional Sul da ASAE e com Mário Jorge Santos, o novo coordenador de Saúde Pública do Baixo Alentejo.

Nelson Brito alertou ainda para a necessidade de implementação de medidas preventivas da Covid-19 nas minas, um «setor económico que, pela sua dimensão, número de trabalhadores envolvidos e por ter mantido a sua atividade em período de pandemia, poderá estar mais exposto à pandemia».

No que diz respeito às refeições para trabalhadores deslocados, o autarca defende que devem ser encontradas «condições dignas para que estas pessoas possam exercer o seu direito à alimentação e no escrupuloso cumprimento das regras e das medidas de prevenção para a Covid-19».

Nelson Brito defendeu ainda que, por apresentar «condições de excelência, profissionais competentes e capacitados e que prestam o mesmo serviço em outras unidades de saúde da região», o Centro de Saúde de Aljustrel deve ser utilizado para testagem à Covid-19.

O Município entende que «esta descentralização poderia ser importante, inclusive, para aliviar outras instalações hospitalares, colocando ao serviço dos aljustrelenses e da região um serviço essencial neste momento, tendo-se disponibilizado a Câmara de Aljustrel para apoiar em tudo o que for necessário».

 



Comentários

pub