Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

O volume de água armazenada nas bacias hidrográficas do Algarve aumentou em Janeiro, em relação a Dezembro de 2020. Ainda assim, é a bacia das Ribeiras do Barlavento, na região algarvia, aquela que tem o nível mais baixo, e de longe, em todo o país, apenas 22,8%.

Na prática, isto significa que a Barragem da Bravura (Lagos), a única albufeira existente nesta bacia hidrográfica, está com os mesmos 22,8% de volume total de água armazenada (era de 21,4% no final de 2020).

Os anos hidrológicos de 2019/2020 e de 2020/21 foram, de resto, atípicos, com as disponibilidades hídricas desta bacia hidrográfica a andar bem abaixo da média, no que toca aos volumes de água armazenados.

Banner lateral albufeira

Ainda assim, na bacia do Arade, a outra existente no Barlavento Algarvio, a situação não é tão preocupante, com os níveis a subir dos 55,2% para os 55,8% de Dezembro para Janeiro.

A maior variação verificou-se na Barragem do Funcho (Silves), que subiu para os 72,1% da sua capacidade total (no final do mês anterior tinha 70,9%).

Já Odelouca (Monchique/Silves), a maior albufeira da região e uma das barragens que integram o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, está a 55,6%, quando no final de Dezembro estava nos 55,5%. Na barragem do Arade (Silves), não houve variação, mantendo-se a disponibilidade hídrica nos 27,5% do volume total de um mês para o outro.

 

Sul Informação
Barragem de Odeleite em Setembro de 2020 – Foto: Flávio Costa|Sul Informação

 

Na outra bacia hidrográfica que abrange o Algarve (mas não só), a do Guadiana, a situação geral está entre as melhores do país. Este sistema, que tem como “jóia da coroa” a barragem do Alqueva e se estende desde o Alto Alentejo até Castro Marim, está com um volume global de armazenamento de 67,9% (em Dezembro, estava nos 64,1%).

No que toca às duas barragens algarvias desta bacia, que, com Odelouca, garantem o armazenamento no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, ambas viram a água que guardam aumentar, ao longo do primeiro mês do ano.

Em Odeleite (Castro Marim), outra grande albufeira da região algarvia, o nível de armazenamento total fixou-se nos 52,6% no final do mês passado, quando, em Dezembro, estava nos 51,1%.

A barragem do Beliche (Castro Marim) tem um volume total de 44,9% (43,6%, no final de 2020).

Desta forma, o Algarve não tem nenhuma barragem no lote das 25 a nível nacional, entre um total de 59, que tem disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total.

Já no lote das 12 situações que geram mais apreensão em Portugal Continental, as albufeiras a menos de 40% da sua capacidade total, enquadram-se as barragens do Arade e da Bravura.

Comparativamente com o mesmo período do ano passado, as disponibilidades hídricas no Sotavento Algarvio aumentaram consideravelmente.

Há um ano, a barragem de Odeleite estava a 40,2% e na de Beliche, a carga total fixava-se nos 33,3% .

Já no Barlavento Algarvio, a situação deteriorou-se, no último ano, na maioria das Albufeiras. No final de Janeiro de 2020, Odelouca estava com um volume total de 52,2, o Funcho tinha 80,1% e o Arade 51,1%. A albufeira da Bravura, estava a 33%.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



inframoura cada gota importa
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Soluções inovadoras de gestão da água são tema de evento internacional na vila de Cuba

Soluções inovadoras de gestão da água são tema de evento internacional na vila de Cuba

Sul Informação - Crianças de Albufeira aprenderam que “Poupar é Ganhar” no Dia Mundial do Ambiente

Crianças de Albufeira aprenderam que “Poupar é Ganhar” no Dia Mundial do Ambiente

Sul Informação - CHUA usou técnicas menos invasivas para duas operações a doentes com litíase renal grave

Governo prevê lançar hospital central e planeia novas barragens no Algarve