ACOS prepara Ovibeja inovadora e adaptada aos tempos de pandemia

Embora apenas em ambiente digital, a Ovibeja terá iniciativas para vários públicos

Ovibeja – Foto de arquivo

A Associação de Agricultores do Sul (ACOS), entidade organizadora da Ovibeja, decidiu assinalar a 37ª edição da maior feira de agricultura do sul do país, num formato digital, através de um conjunto de atividades agendadas para 22 e 23 de Abril.

Apesar de, este ano, a grande feira do Sul não se realizar nos moldes tradicionais, a ACOS entendeu levar a cabo a realização do certame, tendo em conta a importância que este tem para a agricultura, para todas as atividades económicas e sociais da região – e até do país.

Nesse sentido, a Agricultura ConsCiência, o tema central da 37ª Ovibeja, liga-se à Inovação e à Sustentabilidade.

«É esta a marca de uma edição especial da Ovibeja que, entre muitas outras iniciativas, vai desafiar jovens agricultores dos 16 aos 40 anos, para se envolverem no AGRI Digital Challenge», frisa a ACOS.

Trata-se de uma iniciativa de carácter formativo e competitivo que inclui webinars temáticos conjugados com desafios práticos. É desenvolvida em equipa e apela à capacidade de organização, liderança, atitude colaborativa, partilha de experiências e de conhecimentos.

Durante dois dias, 21 e 22 de Abril, a prova vai simular situações reais na área das ciências agrárias, desafiando as equipas a encontrar soluções relacionadas com as temáticas da sustentabilidade e da inovação no setor agrícola.

Esta iniciativa inclui, ainda, a participação de especialistas em palestras sobre sustentabilidade, economia agrícola, pecuária e agricultura de precisão, olival e azeite, agroindústrias, entre outras, tal como revela ao Sul Informação Claudino Matos, diretor-geral da ACOS.

 

 

A decorrer apenas em ambiente virtual, o evento é organizado para a Ovibeja pela SFORI (Strategy for Improvement), com o apoio da IAAS Portugal (Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas).

A participação é gratuita, mas carece de inscrição em formulário próprio que pode ser encontrado em www.agrichallenge.pt, integrado no portal da Ovibeja.

Além da Ovibeja AGRI Digital Challenge, Claudino Matos revela ainda que a 37ª Ovibeja incluirá também webinars abertos a todos os públicos interessados em matérias da atualidade agropecuária, bem como o 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, que está a receber amostras de azeites de todo o mundo até dia 19 de Março.

 

 

Tendo em conta que as “ovinoites” são um ex-libris do evento, o Sul Informação questionou Claudino Matos quanto à hipótese de serem transmitidos concertos por via digital. O diretor-geral da ACOS admitiu «ser uma ideia interessante», mas que «não consta na agenda» da organização, uma vez que a prioridade é salientar o cariz agrícola da Ovibeja.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub