A vacinação contra a Covid-19 está a «decorrer de forma tranquila, efetiva e sem problemas» no Algarve, disse esta sexta-feira, 22 de Janeiro, Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS).
Na habitual conferência de imprensa de balanço da pandemia na região algarvia, este responsável disse que a vacinação está a «decorrer de acordo com aquilo que é o plano nacional».
No Sotavento, a vacinação nos lares que não têm surtos ativos de Covid-19 «está terminada», estando agora a decorrer «nos municípios do Algarve Central e do Barlavento».
Segundo previsões de Paulo Morgado, espera-se que a primeira dose seja dada a todos os utentes e funcionários de lares, onde não há casos de pessoas infetadas, «durante a próxima semana», para se «concluir a [primeira fase da] vacinação neste grupo prioritário».
As estimativas avançadas pelo presidente da Administração Regional de Saúde apontam para que já tenham sido dadas cerca de 4 mil vacinas em toda a região (2 mil a profissionais de saúde e outras 2 mil em lares».
Certo é que o processo «está a decorrer sem problemas, efeitos secundários graves ou complicações».
Neste sentido, Jorge Botelho, o secretário de Estado que é coordenador da resposta à pandemia no Algarve, disse que «este é um fator de esperança para as pessoas».
«Portugal tem uma grande experiência em vacinação e é um processo que tem decorrido sem ruído. Haja vacinas e nós teremos capacidade para vacinar de acordo com os padrões de prioridade», concluiu.
A primeira vacina contra a Covid-19 no Algarve foi dada a 29 de Dezembro, a profissionais ligados à saúde, nos hospitais e centros de saúde da região.
Seguiram-se os lares, onde a primeira vacina foi inoculada a 12 de Janeiro.
Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!
Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44