Universidade de Évora compra sistema computacional com a rapidez de 10 mil PCs

Equipamento custou 400 mil euros

O Laboratório computacional de alto desempenho para análise de big data da Universidade de Évora (BigData@UE) comprou um sistema computacional único em Portugal, «com um desempenho equivalente a 10 mil PCs», anunciou a UÉ.

Os dois equipamentos NVIDIA DGX A100, «de capacidade global de 2×5 petaflops, 16 GPUs A100, 640GB de memória das GPUs e 2 TB de memória RAM», custaram mais de 400 mil euros e serão utilizados em projetos de investigação.

Segundo Paulo Quaresma, o professor do Departamento de Informática da UÉ que dirige este Laboratório, o foco principal «é a investigação aplicada, em especial nos domínios da Saúde, Ambiente, Agricultura, Cidades Inteligentes e processamento de imagem e de Língua Natural (escrita e falada)».

«Estamos a dotar este Laboratório de Inteligência Artificial e Big Data com elevada capacidade computacional no domínio da aprendizagem automática e de inteligência artificial» sublinhou, referindo que a capacidade de processamento total máximo deste equipamento é de 10 petaflops, o que corresponde a 10 x 10^15 (10.000.000.000.000.000) instruções por segundo.

«A título de comparação, atualmente um computador desktop sem placa gráfica especializada pode atingir um desempenho de cerca de 1 teraflop (1 x 10^12), o que significa que este equipamento tem um desempenho teórico de 10.000 PCs deste tipo», segundo a Universidade de Évora.

Financiado pelo programa Alentejo 2020, «este equipamento está configurado com as mais recentes ferramentas de suporte ao desenvolvimento de sistemas baseados em aprendizagem automática, nomeadamente, em redes neuronais profundas (“deep learning”)».

Isso permitirá à UÉ «potenciar fortemente o desenvolvimento de investigação, inovação e transferência de conhecimento em inteligência artificial e big data», segundo Paulo Quaresma.

Para a adequada gestão e potenciação deste equipamento encontra-se, entretanto, a decorrer um concurso para contratação por 3 anos de um investigador doutorado.

A equipa de investigadores da Universidade de Évora que é liderada por Paulo Quaresma «encontra-se, no âmbito do projeto SNS24.Scout.IA, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a desenvolver um sistema baseado na Inteligência Artificial, que pode diminuir em pelo menos 5% o tempo de atendimento de cada chamada telefónica da Linha SNS24».

Paulo Quaresma avança que os resultados intermédios obtidos neste projeto, através da aplicação de metodologias de inteligência artificial «permitem já classificar as chamadas telefónicas num dos 59 algoritmos existentes com um grau de correção superior a 80% e identificar os três algoritmos mais prováveis com um grau de precisão de 97%».

Com a aquisição do novo sistema computacional para o Laboratório de Big Data e IA este vai permitir a aplicação das mais modernas metodologias baseadas em redes neuronais profundas, pelo que «existe forte expectativa de que será possível melhorar ainda mais o desempenho já obtido com a aquisição deste equipamento” destaca o investigador da Universidade de Évora.

Sobre o Laboratório BigData@UE

O BigData@UE é um laboratório computacional de alto desempenho para análise de big data, com o objetivo de prestar serviços de investigação e inovação não só à região do Alentejo, mas também a nível nacional e internacional.

Esta é uma infraestrutura tecnológica de última geração, equipada com um sistema computacional de alto desempenho, e especializada na implementação de abordagens de aprendizagem automática, nomeadamente, nas mais recentes metodologias de deep learning, baseadas em redes neuronais multi-camada. Enquadra-se num Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, com um foco principal na inovação e transferência de tecnologia nas áreas de inteligência artificial, sub-domínios aprendizagem automática e big data.

 

 



Comentários

pub