Só três concelhos do Baixo Alentejo não terão recolher obrigatório às 13h00 no fim de semana

Segundo o primeiro-ministro, apenas 25 dos 308 concelhos portugueses é que não têm mais de 240 casos por 100 mil habitantes

Odemira – Imagem de Arquivo

Os concelhos de Barrancos, Ferreira do Alentejo e Odemira são os três únicos concelhos do Baixo Alentejo que não estarão sujeitos ao recolher obrigatório a partir das 13h00 e até às 5h00, este sábado e domingo, dias 9 e 10 de Janeiro.

Também volta a estar proibida a circulação entre municípios em todo o país.

Os restantes 11 municípios do distrito de Beja têm uma incidência acima dos 240 casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, e, como tal serão sujeitos a estas restrições, acabou de anunciar António Costa, numa conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

Segundo o primeiro-ministro, o grande aumento do número de casos, nos últimos dias, levou o seu executivo a estender a todas as categorias de concelhos de risco menos a mais baixa, o nível Moderado.

É nesta categoria, na qual apenas estão 25 dos 308 municípios portugueses,  que estão Barrancos, Ferreira do Alentejo e Odemira, concelhos que têm menos de 239,9 casos por 100 mil habitantes.

Na lista de risco elevado, entre 240 e 479,9 casos por 100 mil habitantes, estão Aljustrel, Castro Verde, Moura e Serpa.

Já em muito elevado, entre 480 a 959,9 casos por 100 mil habitantes, estão os concelhos alentejanos de Almodôvar, Alvito, Beja e Ourique.

Na última categoria (risco extremamente elevado, com mais 960 casos) estão Cuba, Mértola e Vidigueira.

Depois do fim de semana, a estes 11 concelhos do Baixo Alentejo que estão em risco elevado, muito elevado e extremamente elevado, aplicam-se as medidas de recolher obrigatório às 23h00, até às 5h00.

Na conferência de imprensa de hoje, António Costa revelou que, apesar das restrições agora anunciadas, «muito provavelmente teremos de adotar, na próxima semana, medidas de restrição mais elevadas, tal como está a acontecer na generalidade dos outros países da Europa».

De resto, na próxima terça-feira, 12 de Janeiro, há uma reunião do Infarmed, entre políticos e especialistas, que será decisiva para saber o futuro das restrições de combate à pandemia.

António Costa considerou que, se o número de casos se mantiver elevado, Portugal poderá ter de avançar para «um cenário que podemos ter como provável» que é adotar um «conjunto de medidas tipo as adotadas em Março», sem fechar, contudo, as escolas.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub