“Regenerar Odemira” é continuar em projetos de voluntariado jovem internacional

Segundo a Câmara de Odemira, o objetivo é «estimular os jovens» do concelho e «de outros países para uma cidadania ativa»

Foto de arquivo

Chama-se “Regenerar Odemira” e vem na senda do muito trabalho realizado pela Câmara nesta área. Este é o novo projeto que vai fazer com que o concelho alentejano receba jovens europeus, a partir de Abril, e envie voluntários do concelho para outros países. 

Assim, Odemira receberá, a partir de Abril e durante um ano, seis jovens de vários países da Europa, sendo que outros tantos jovens odemirenses participarão em projetos europeus durante os meses de Verão.

Enquanto território de acolhimento, este novo projeto visa envolver jovens de diferentes países europeus em três organizações locais: Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, Gaia Alentejo – Núcleo da Associação Grupo de Acção e Intervenção Ambiental e PROJECT EARTH – Associação para a Valorização Sustentável de Regiões de Convergência, na construção e revitalização do território.

“Regenerar Odemira” é o quarto projeto do Município de Odemira submetido e aprovado no âmbito dos programas de voluntariado internacional e que pretende fortalecer o trabalho na área da juventude no concelho através da criação de espaços onde os jovens possam ser criadores de dinâmicas, despertando a consciência para questões relacionadas com sustentabilidade ambiental, ecologia e ambiente, preservação do património, tradições e cultura local, regeneração das florestas, inclusão e solidariedade.

Segundo a Câmara de Odemira, o objetivo é «estimular os jovens» do concelho e «de outros países para uma cidadania ativa, através de iniciativas desenvolvidas nas comunidades que os acolhem».

Desde 2015, o primeiro ano em que os Municípios puderam participar, que Odemira conta com projetos europeus de voluntariado jovem, que envolveu cerca de 200 mil euros para a sua execução.

O território odemirense já recebeu 19 jovens de 11 nacionalidades (Alemanha, Bulgária, Eslovénia, Estónia, Espanha, França, Hungria, Itália, Letónia, Polónia e Turquia) e 13 jovens odemirenses viveram e participaram em projetos de 7 países (Bulgária, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Hungria e Suécia).

Até finais de 2020 os projetos europeus de voluntariado jovem aconteciam no âmbito do Programa Erasmus + Youth in Action. A partir de 2021 e até 2027, o novo programa em vigor denomina-se Corpo Europeu de Solidariedade.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub