DRCAlentejo apresenta queixa crime contra destruição de património na Herdade da Negaça

Para plantar amendoal intensivo, afetados vestígios de um povoamento rural do período romano

Sítio arqueológico de Vale Diogo do Campo, após destruição – Foto: Gonçalo Lopes

A Direção Regional de Cultural do Alentejo (DRCAlentejo) apresentou, no DIAP – Departamento de Investigação e Ação Penal de Évora, mais uma queixa crime por afetação de Património Arqueológico na região, desta vez na Herdade da Negaça, situada no concelho de Évora, Freguesia de Torre de Coelheiros.

Trabalhos agrícolas, ripagens profundas e valas para condutas de rega, inerentes à plantação de amendoal intensivo, no Monte da Negaça, afetaram os sítios arqueológicos de Vale Diogo do Campo e da Serra de Espinheira 4, ambos associados ao povoamento rural do período romano.

«Essas observações foram aferidas conforme as conclusões das prospeções arqueológicas realizadas no local, na sequência de indicações da Direção Regional de Cultura do Alentejo».

Esta entidade determinara, em Maio de 2020, a realização prévia das prospeções, com vista a aferir as áreas arqueológicas a condicionar no âmbito da plantação.

Esses trabalhos arqueológicos, realizados por arqueólogo contratado pelo promotor da plantação, «vieram indevidamente a ter lugar já após realizadas as movimentações de terras e instalação do sistema de rega, pelo que observaram as afetações já consumadas», acrescenta a DRCAlentejo.

Dado não terem sido cumpridos pelo proprietário da Herdade os termos fixados pela DRCAlentejo, entre outras entidades, para a salvaguarda do património em questão, verificando-se a sua destruição, o processo segue agora os trâmites legais para apuramento de eventual responsabilidade criminal e civil.

 

Sítio arqueológico da Serra de Espinheira 4, após destruição – Foto: Gonçalo Lopes

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub