Diversidade genética do cardo é tema de sessão online promovida pelo CEBAL

Investigadora espanhola Elena Ordiales é a convidada

A diversidade genética do cardo e a sua influência na qualidade de queijos amanteigados vai ser discutida na sessão online “Caracterização das populações silvestres de Cynara cardunculus”, que o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) vai promover na quarta-feira, dia 20, e que contará com a especialista espanhola Elena Ordiales.

A investigadora do Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario Extremadura(CTAEX) irá falar sobre o trabalho que a sua equipa tem desenvolvido no estudo da diversidade genética do cardo da região da Extremadura, «evidenciado a sua influência no processo de fabrico e na qualidade de queijos amanteigados, como é o caso da Torta del Casar -um dos queijos de Denominação de Origem Protegida (DOP) mais importantes da Extremadura», segundo o CEBAL.

«O ponto de partida desta sessão será a apresentação dos resultados do estudo da variabilidade genética do cardo,bem como a sua influência na produção de queijos amanteigados. Durante a sessão serão também discutidas características de plantas de cardo tecnologicamente mais aptas para a produção de queijos de pasta mole», descreve o centro de investigação alentejano.
Serão, igualmente, apresentadas «iniciativas modelo que têm sido implementadas na Extremadura no que respeita à rentabilização da cultura do cardo como agente coagulante».

A sessão é aberta ao público e pretende chegar a produtores, técnicos, entidades relacionadas com os setores Agrícola e Alimentar, Institutos de Ensino Superior e de Investigação, bem como a todos os interessados no tema.

Qualquer pessoa  a pode acompanhar em direto na plataforma zoom.

O CEBAL pretende potenciar uma nova cooperação internacional com o CTAEX, tendo em conta o trabalho que tem sido desenvolvido por ambas as instituições em prol da caraterização de populações de cardo, em termos genéticos, químicos, agronómicos, bioquímicos e tecnológicos.
Um reforço transfronteiriço em prol da valorização económica de um recurso endógeno.

 



Comentários

pub