Ovibeja 2021 cancelada e assinalada com feira virtual de dois dias em Abril

Anúncio foi feito hoje

A Ovibeja 2021 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19, e vai ser substituída por uma feira virtual de dois dias, em 22 e 23 de Abril, anunciou hoje a organização da maior feira agropecuária do país.

«Embora sabendo da importância que representa para a agricultura e todas as atividades económicas e sociais da região, e até mesmo do país, a comissão organizadora viu-se obrigada a reconhecer que não estão reunidas as condições para realizar a 37ª Ovibeja nos moldes tradicionais», refere uma nota enviada à agência Lusa.

O documento adianta, no entanto, que «foi decidido assinalar a data» com a realização de uma feira «num formato moderno, com recurso a tecnologias de comunicação e informação» durante dois dias no mês de Abril.

O programa da Ovibeja digital ainda «está em construção», mas é certo que «não terá expositores nem espetáculos», devendo decorrer num «formato misto», online e presencial, «sempre no respeito pelas normas de higiene e segurança» definidas pelas autoridades nacionais de saúde.

Um dos eventos que não vai deixar de acontecer, por exemplo, é a 10ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra, «um dos mais cotados a nível mundial», refere a comissão organizadora, sem precisar os moldes em que o mesmo vai decorrer, mas frisando que já está «a receber amostras de azeite» até ao dia 19 de Março.

Além disso, com o objetivo de «suscitar a discussão e o debate junto de agricultores e produtores pecuários, estudantes e investigadores políticos», a 37.ª edição da Ovibeja vai também organizar conferências online sobre diversas áreas relevantes para o setor.

«Agricultura, pecuária, alterações climáticas e biodiversidade, olival e regadio e a nova PAC [Política Agrícola Comum]» são alguns dos temas prometidos pela organização, que pretende realizar uma feira apelativa para todos os escalões etários.

«Aos mais jovens, ligados à agricultura, vão ser propostos desafios, via ‘net’ e presenciais, que apelem às suas competências técnicas (práticas e teóricas), atitudes colaborativas, gestão de risco, capacidade de organização, de liderança e de partilha», anuncia a organização.

A Ovibeja é uma feira anual organizada pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS), que tem cerca de 2.000 associados e presta serviços «destinados a todo o setor agrícola, pecuário e florestal».

«É um meio de dar a conhecer e projetar o que se faz no campo e como se faz, promover a partilha de experiências e de conhecimentos e de contribuir para a visibilidade de ‘Todo o Alentejo deste Mundo’», expressão usada como ‘slogan’ da feira.

Em 2020, a Ovibeja, que estava programada para decorrer entre 29 de Abril e 3 de Maio, foi cancelada em Março, poucos dias após o anúncio do primeiro confinamento geral destinado a travar a progressão da pandemia de Covid-19.

Nessa altura, todos os eventos previstos foram cancelados, incluindo o concurso internacional de azeites virgem extra.

 



Comentários

pub