Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde vai controlar a partir de agora o processo de vacinação contra a Covid-19 através de auditorias, revelou hoje o coordenador da taskforce para o plano de vacinação.

Numa apresentação de uma atualização ao plano de vacinação, Francisco Ramos lamentou o «desvio de critérios» que terá levado à administração de vacinas a pessoas não incluídas nos grupos prioritários para esta primeira fase, mas desvalorizou a ausência de uma entidade a supervisionar o processo desde o seu arranque.

«Este é um plano que é uma gigantesca operação e começou há um mês, não começou há um ano. Suponho que são casos esporádicos, mas são perturbadores, por isso, começa este processo de auditoria», resumiu

vamos à vila 2025

Questionado sobre a possibilidade de definição de sanções para eventuais incumprimentos, Francisco Ramos defendeu que «não compete à taskforce» abordar essa situação.

Em relação ao alargamento da capacidade de administrar vacinas contra a Covid-19 a outras entidades, como farmácias ou profissionais do setor privado, o coordenador da taskforce sublinhou que a disponibilidade de vacinas é um problema mais premente nesta primeira fase do que a quantidade de pontos de vacinação existentes.

«O nosso principal obstáculo é a escassez de vacinas e até isso ser ultrapassado é prematuro estar a falar do alargamento da rede de centros de vacinação», observou, tendo Francisco Ramos clarificado que Portugal tem já contratualizado um total de 29 milhões de vacinas para o combate à pandemia.

Quanto a reações adversas à vacina, foram notificados 1.332 casos, com Francisco Ramos a considerar que «não houve até hoje nenhuma notificação de reações que não estivesse prevista» na vacina e que o valor de 0,65 reações adversas por 100 vacinados «está em linha com os dados provisórios que são conhecidos do resto da Europa».

 

 



infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Recycling Garbage

Recicladas mais de 100 mil toneladas de resíduos desde 2003 no Baixo Alentejo

Vehicle of the portuguese Republican National Guard

Prisão preventiva para suspeitos de furtos em Alcácer do Sal

legislativas-2025-800px copy

PODCAST Voz da Campanha: No domingo, o povo é quem mais ordena!