Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As instalações da RTP na capital algarvia foram classificadas como Conjunto de Interesse Municipal, na Reunião de Câmara de Faro de ontem, dia 18, naquele que foi o culminar de um processo iniciado em 2019, por proposta do PS, que mereceu o apoio da coligação de direita, em maioria neste órgão autárquico farense.

Os quatro vereadores socialistas da Câmara de Faro vieram hoje a público afirma a sua «grande satisfação» por ver aprovada «a classificação do “Conjunto Urbano formado pelo Recinto de proteção à antena, Edifício do Centro Emissor e Edifícios Anexos”».

«Desta forma, ficará garantido o relevante património material e imaterial associado à RTP, único na história da comunicação e informação em Portugal», enquadraram os socialistas farenses.

maozorra

Afinal, o pedido de classificação feito há mais de um ano pelos vereadores do PS deveu-se a um conjunto de circunstâncias «que colocavam em risco a integridade e perenidade das instalações da RTP em Faro (uma vez que se localizam num terreno sobre o qual tem recaído intenção de venda por parte da RTP)».

Na altura, os socialistas defenderam que o edifício da RTP Faro, localizado no Campo Senhora da Saúde, junto à Avenida Calouste Gulbenkian, «apresenta um valor cultural relevante para o Município de Faro, não só pelas suas características arquitetónicas (no que concerne ao valor dos materiais e estético e porque retratam uma época, dos anos 50), mas também porque o Edifício da RTP Faro é portador de valores simbólicos, uma vez que constitui uma testemunha notável de vivências e factos históricos da comunicação e informação regionais».

Tendo isto em conta, dizem os socialistas, «foi imperioso propor a sua especial proteção e valorização».

A proposta acabou por ter o aval e o voto a favor dos outros cinco membros do executivo, todos eleitos pela coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT e entre os quais se conta o presidente da Câmara Rogério Bacalhau.

Desde o dia 7 de Outubro de 2019, em que a proposta de início do processo de classificação foi aprovada, os vereadores do PS, persistiram «no desenvolvimento e conclusão de todo o procedimento».

«A RTP é a empresa com mais história e tradição na comunicação e informação em Portugal, tendo sido fundada em 1935 com o nome de Emissora Nacional e iniciado as primeiras emissões regulares de rádio em 1935 e as de televisão em 1957. No sul do país, o Estado decidiu avançar, em finais de 1947, com a instalação em Faro do Emissor Regional do Sul da Emissora Nacional (depois de Lisboa, Porto e, conjuntamente, com Coimbra), em terrenos cedidos pelo Município de Faro, concretizando-se a sua instalação e entrada em funcionamento nos anos 50, primeiro que o de Coimbra. A RTP tem tido a importante missão da prestação do serviço público de comunicação e informação e de divulgação da língua portuguesa no mundo, chegando a um vasto e heterogéneo público e cobrindo alargados segmentos de população portuguesa, em Portugal e no Mundo», concluíram os socialistas.

 

 



maozorra

Também poderá gostar

CR_Fotos de Faro_Hospital_urgência

Hospital de Faro nega «medidas especiais de segurança» no internamento de André Ventura

João Carrapa_00

Morreu João Moz Carrapa, ex- deputado constituinte do PS pelo Algarve

André Ventura

Podcast Voz da Campanha: Ventura de novo no hospital e as piscadelas de olhos