Avança testagem massiva à Covid-19 em Moura e Amareleja

A testagem é voluntária e será feita pelo Centro ABC

O Município de Moura decidiu realizar uma testagem massiva à Covid-19 nas localidades de Moura e Amareleja, para «mapear a real situação epidemiológica» do concelho. Esta decisão surge depois de terem sido detetados, na sexta-feira passada, 31 casos positivos de Covid-19, (20 utentes e 11 funcionários) no Centro Social de Amareleja.

Da testagem feita resultaram ainda 22 testes inconclusivos, que serão alvo de nova colheita de material biológico, anunciou a autarquia alentejana.

Assim, tendo em conta «a evolução desfavorável da situação epidemiológica, especialmente nas localidades de Moura e Amareleja, onde se tem verificado, nos últimos dias, um crescimento exponencial do número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2», a Câmara local decidiu avançar com mais uma campanha de testes.

No entanto, esclarece a autarquia, «trata-se de uma testagem voluntária a realizar junto dos habitantes de Moura e Amareleja», que poderão participar nesta ação realizando a sua inscrição on-line, até às 19h00 de amanhã, dia 12 de Janeiro, através do link: http://bit.ly/3bl59z4 .

A testagem será efetuada pelo Centro ABC – Algarve Biomedical Center, na quarta-feira e quinta-feira, dias 13 e 14 de Janeiro.

«Esta medida pretende contribuir para o controlo da pandemia atual, através de exames de diagnóstico à Covid-19», explica a Câmara de Moura em comunicado.

O método utilizado para a deteção do vírus é o PCR (Polymerase Chain Reaction) com amostra de exsudado nasofaríngeo, pela elevada sensibilidade e especificidade na identificação simultânea de vários genes do vírus.

Os resultados são disponibilizados (via email) até 48 horas após a realização do teste.

Entretanto, na reunião semanal com as IPSS do concelho, que decorreu ontem, domingo, foi decidido manter a suspensão das visitas aos utentes destas instituições, pelo período de uma semana.

A Câmara de Moura acrescenta que «esta medida preventiva resulta da análise à evolução do número de casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 na região Alentejo e em especial no concelho de Moura. Pretende-se, desta forma, salvaguardar a saúde da população mais vulnerável à doença Covid-19».

Findo este período de suspensão, será realizada uma nova avaliação da situação epidemiológica, «por forma a serem adotadas as medidas que se entendam mais adequadas no tocante à retoma das habituais visitas aos utentes das IPSS».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub