António Bota quer urgência na vacinação nos lares e fecho das escolas de Almodôvar

António Bota defende que o «aumento exponencial de casos» no concelho justifica ambas as medidas

António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, quer que a vacinação avance «o mais rapidamente possível» nos lares do concelho e defende o encerramento das escolas do concelho, «dada a situação atual».

Esta é uma «necessidade urgente, uma vez que no concelho de Almodôvar ainda não se verificou, felizmente, qualquer surto de infeção pelo novo coronavírus, em lares e IPSS», defendeu.

O presidente da Câmara de Almodôvar disse, ainda, que está disposto a disponibilizar «todos os transportes municipais e toda a logística à saúde pública, para que estas entidades possam utilizar, se assim acharem necessário, numa eventual ação de vacinação no concelho, com prioridade nos lares e IPSS (prioridade já solicitada na semana passada às entidades competentes)».

O concelho de Almodôvar tem, atualmente, 112 casos ativos de COVID-19 na comunidade. Isto leva António Bota a afirmar que, «antes que a Covid-19 assole os mais vulneráveis, é imperativo avançar já com a vacinação».

Por outro lado, o presidente da Câmara de Almodôvar reuniu-se na passada semana com Comissão Municipal de Proteção Civil, à qual preside, «onde foi proposto o encerramento total das escolas do concelho de Almodôvar, dada a atual situação epidemiológica do concelho, em que o número de casos de COVID-19 tem vindo a crescer exponencialmente^».

«O pedido foi enviado para a Entidade de Saúde Pública distrital, que é quem tem competências para autorizar o fecho total dos estabelecimento de ensino, em conjunto com a Direção Regional de Educação do Alentejo», segundo a Câmara de Almodôvar.

«Neste momento, estão 6 turmas em isolamento profilático (5 no ensino preparatório e secundário e uma no jardim de Infância), há 21 professores do agrupamento de escolas em isolamento e ainda 4 motoristas do Município, também em isolamento profilático», revelou a autarquia.

Por outro lado, «cerca de 20 colaboradoras estão igualmente em isolamento e os espaços culturais estão encerrados, por imposição legal».

«Neste contexto, não me resta outra alternativa senão solicitar este encerramento, por 15 dias, até que a situação atual se resolva por via da legislação sobre os dias de confinamento, sendo que avaliaremos a situação em duas semanas», disse António Bota.

O presidente da Câmara de Almodôvar sublinha que «esta seria a melhor solução para o concelho, sendo que ao nível escolar temos problemas em garantir transportes de estudantes, em higienizar regularmente os espaços, em garantir vigilância e apoio aos alunos, basicamente, em fazer funcionar os serviços e a logística educativa com as condições básicas de segurança e higiene».

 



Comentários

pub