28 utentes e 10 funcionários de lar em Alvalade infetados com Covid-19

Utentes infetados estão numa ala isolada do lar

28 utentes e 10 funcionários da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, estão infetados com Covid-19, revelou, esta quarta-feira, o Município, num comunicado conjunto com a Unidade de Saúde do Litoral Alentejano e com a Casa do Povo de Alvalade.

Segundo o comunicado enviado às redações, «a situação é complexa e delicada, pelo que está a merecer a máxima atenção e dedicação de todas as entidades, principalmente da Autoridade Local de Saúde de Santiago do Cacém e da ULSLA».

Ainda assim, nenhum dos infetados carece, «nesta altura, de cuidados hospitalares».

O primeiro caso neste lar foi detetado no dia 30 de Dezembro, na sequência de um rastreio. No dia 4 de Janeiro, foi realizado um segundo rastreio a todos os funcionários e utentes da instituição, sendo que todos os resultados foram negativos.

«Contudo, e na sequência da identificação de dois casos positivos no passado domingo, foi a ERPI novamente rastreada no transato dia 25 de Janeiro, tendo sido detetados novos casos que se encontram em isolamento numa das alas do Lar», adianta o comunicado.

O documento realça que «a Casa do Povo de Alvalade implementou, desde o início da pandemia as medidas, os planos de contingência e as orientações emanadas pela Autoridade Local de Saúde Pública, pela DGS e Segurança Social, em todas as respostas sociais», sendo que «a instituição conta com o apoio da Autoridade Local de Saúde Pública para anular a cadeia de contágio e acompanha, permanentemente, a evolução epidemiológica e o estado de saúde de todos os infetados».

Em paralelo, «a ULSLA disponibilizou um Médico da UCSP de Santiago do Cacém que acompanhará in loco a situação clínica e a evolução de sintomatologia nos utentes e profissionais, em articulação com a Autoridade Local de Saúde Pública e com a equipa médica do Serviço de Medicina Interna do Hospital do Litoral Alentejano – ULSLA».

Segundo o comunicado, na passada segunda-feira o concelho de Santiago do Cacém tinha 199 casos ativos de Covid-19.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub