Santiago do Cacém vai ter orçamento de 38,9 milhões em 2021

Documento prevê a requalificação do Jardim Municipal em Santiago do Cacém

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou por maioria, na reunião de Câmara de 3 de Dezembro, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2021. A proposta de Orçamento Municipal para o próximo ano tem um valor de 38,9 milhões e vai agora ser submetida à apreciação e deliberação da Assembleia Municipal, que se reúne, no próximo dia 18 de Dezembro, no Auditório Municipal António Chainho.

Segundo a Câmara de Santiago do Cacém, «a proposta de Orçamento evidencia um elevado volume de investimento municipal, na ordem dos 13,6 milhões de euros, e que é expressão da manutenção de uma sólida trajetória de execução do investimento cofinanciado por recursos do programa Portugal 2020, cuja implementação entra, em 2021, na fase de encerramento deste ciclo de investimento iniciado em 2014».

A autarquia realça também que «na elaboração desta proposta não são alheios os impactos da atual crise social e económica, motivada pela pandemia».

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, sublinha que o orçamento «vem na sequência do trabalho desenvolvido nos últimos anos e 2021 é o ano que fecha este mandato. O documento apresenta um conjunto de investimentos significativos para o concelho marcado por diversas obras, algumas já a decorrer e que se prolongam para o próximo ano, e outras que pretendemos iniciar em 2021».

O autarca destaca as requalificações na Área de Acolhimento Empresarial de Santo André, um investimento de 2,3 milhões de euros, que aguarda visto do Tribunal de Contas, do Bairro dos Serrotes e da estrada que liga esta cidade a Brescos, um investimento na ordem de um milhão de euros cada, a modernização da Escola Básica n.º2 e a valorização do Passeio das Barcas.

Álvaro Beijinha realça também que que «a requalificação do Jardim Municipal em Santiago do Cacém é uma obra que queremos iniciar em 2021», assim como, reabilitar o Cinema de Alvalade e o Cineteatro de Ermidas-Sado com recurso a Fundos Comunitários.

Estas três intervenções representam um investimento estimado de um milhão de euros.

Prosseguem também as obras da Avenida Manuel da Fonseca e envolvente do Mercado Municipal, em Santiago do Cacém, e dos centros históricos de Alvalade e Cercal do Alentejo.

O documento contempla ainda a remodelação da rede de águas de Ermidas-Sado, das Ademas, em Santa Cruz, e da ETAR da Cova do Gato, na freguesia da Abela. A pavimentação dos caminhos rurais em todas as freguesias do concelho, e a requalificação de vias e ruas são contempladas neste orçamento.

O autarca salienta também que «mantemos todos os investimentos que temos vindo a realizar na área da educação, da ação social escolar, dos eventos, das feiras, do desporto e de apoio ao movimento associativo».

Álvaro Beijinha não deixa de referir que 2021 «será ainda marcado pela pandemia, mas temos um orçamento preparado caso a situação se normalize, de forma a termos condições financeiras para voltar a realizar essas grandes iniciativas».

 



Comentários

pub