Porto de Sines cresce 10% na carga contentorizada e afirma-se como um porto para o mundo

Presidente do Porto de Sines faz balanço de 2020 e perspetiva 2021

José Luís Cacho, presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), fez um balanço do desempenho do principal porto do país, perspetivando também os tempos vindouros, agora que o ano está a terminar e por ocasião do 43.º aniversário da APS.

José Luís Cacho lembrou as dificuldades vividas no ano que termina daqui a menos de três semanas, frisando que “2020 tem sido um ano muito duro para todos os portugueses. Na adversidade que inopinadamente nos bateu à porta, soubemos, na APS, fazer das dificuldades desafios. O lema, seguido pela valorosa equipa da empresa, consistiu em nunca baixar os braços”.

O presidente da APS acrescentou que “por termos sabido resistir, vamos crescer perto de 10% na carga contentorizada, a que somaremos outros resultados positivos também. Presencialmente, uns, em teletrabalho outros, aproveitámos para trabalhar com afinco no Plano Estratégico 2020-2030, documento que sinaliza uma mudança de peso no rumo a tomar na próxima década.”

Uma “resistência” essencial para que esta importante infraestrutura portuária nacional consiga “avançar”.

“As alterações climáticas bateram-nos à porta com fragor, a descarbonização da economia avança inexoravelmente; tendo, a energia, um peso significativo no Porto de Sines, é evidente a imperiosa necessidade de nos adaptarmos, procurando novos caminhos” sublinha o presidente da APS considerando ter, no Plano Estratégico, resposta a “estes desafios exigentes, porque não vislumbramos outra alternativa que não seja a de avançar”.

Sobre os projetos em curso no Porto de Sines, José Luís Cacho afirmou que “resistimos, associando-nos aos principais portos do mundo na resiliência face à pandemia; a expansão do Terminal XXI foi adjudicada; arrancou a Janela Única Logística (JUL); no ramal ferroviário do Porto de Sines prosseguem as obras de requalificação, a par da boa notícia referente ao lançamento de dois concursos públicos para a modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul”.

No balanço das iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, o presidente da APS realçou “os gestos de solidariedade ativa em que fomos parceiros” e a “integração da CPLS no projeto europeu PLANET”.

A concluir, José Luís Cacho evidenciou determinação para vencer os desafios que se colocarão no próximo ano e declara que “Não só queremos, como já estamos a afirmar Sines como um porto para o Mundo, trazendo o Mundo para o Porto. Em 2021 continuaremos a avançar, porque sabemos resistir”.

 

 


Comentários

pub