Orçamento Municipal de Ourique para 2021 atinge 14,6 milhões de euros

Destaque para o reforço dos apoios sociais

Miradouro de Ourique – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

14.650.072 euros é o montante total do Orçamento Municipal de Ourique para 2021, já aprovado, em conjunto com as Grandes Opções do Plano (GOP), pela Assembleia Municipal, na sua reunião de 2 de Dezembro passado.

O Orçamento e as GOP foram aprovadas com os votos favoráveis do Partido Socialista e as abstenções do PSD e da CDU.

Nas GOP, de entre opções de investimento e de preservação de condições financeiras para o aproveitamento das oportunidades de reprogramação do Portugal 2020 e de outros recursos comunitários para o relançamento da economia pós-covid, destaque para o reforço dos apoios sociais, nomeadamente das bolsas de estudo, dos apoios a famílias carenciadas, da comparticipação nos medicamentos, do subsídio de natalidade e dos apoios sociais para os arranjos domésticos.

No que diz respeito a obras, o Orçamento destaca a requalificação da Escola EB 2/3 S de Ourique, a criação da Oficina Lúdico-pedagógica para crianças e jovens, a requalificação da Mata e Miradouro de Ourique, bem como da Praça Padre António Pereira.

Será ainda iniciada a segunda fase da requalificação do Centro Histórico de Ourique, enquanto, para acolher os visitantes, será construída uma área de serviço de autocaravanismo.

O Orçamento de Ourique para 2021 projeta igualmente diversos alcatroamentos da rede viária do concelho e obras de requalificação do espaço público, em linha com a programação em curso e já realizada.

Será igualmente adquirido um terreno para desenvolvimento de uma zona empresarial, bem como promovida a adaptação de dois edifícios existentes na Rua Sacadura Cabral, na vila de Ourique, para habitação a preços controlados.

«Num tempo de incertezas, importa sublinhar a confiança na geração de condições para, com equilíbrio orçamental e bom senso, continuar a responder aos desafios da pandemia, às questões estruturais e a intervenções correntes centradas nas pessoas e no território de Ourique», salienta a Câmara deste município do Baixo Alentejo.

 



 

Comentários

pub