Odemira aprova orçamento de 36,6 milhões para 2021

Documento tem enfoque especial na proteção e saúde pública, em políticas sociais e culturais ativas e no estímulo ao empreendedorismo e criação de emprego

A Câmara Municipal de Odemira vai ter um orçamento de cerca de 36,6 milhões de euros para 2021. O documento foi aprovado por maioria na reunião da Câmara Municipal realizada no dia 2 de Dezembro e submetido à aprovação da Assembleia Municipal, no dia 7 de Dezembro, onde foi aprovado também por maioria.

O Município de Odemira diz que «continuará a centrar as suas opções prioritárias nas pessoas e no território, com um enfoque especial na proteção e saúde pública, em políticas sociais e culturais ativas e no estímulo ao empreendedorismo e criação de emprego».

A autarquia realça que, «apesar do difícil quadro de referência da última década que tem condicionado a política municipal, agravado em 2020 pelos efeitos da Pandemia de Covid-19, que previsivelmente continuarão no ano 2021», tem «assumido uma gestão autárquica de equilíbrio entre a realidade previsível, os riscos dos imponderáveis e a sustentabilidade dos investimentos e dos serviços prestados, tendo por base o máximo aproveitamento das oportunidades de financiamento externo com origem em parcerias e captação de Fundos Comunitários e sem recurso à capacidade de endividamento do município».

A Câmara Municipal de Odemira garante que vai continuar «a promover um acréscimo de investimento no ordenamento, planeamento, proteção e valorização do território incluindo a qualificação e regeneração urbana, ciente de que estas acrescentam oportunidades e qualidade de vida, eliminando riscos, promovendo a atração de novos investimentos e de riqueza local».

Em 2021, «prevê-se igualmente um esforço considerável na manutenção e conservação de uma significativa parte da rede de estradas e caminhos municipais, com recurso a meios financeiros exclusivamente de origem municipal».

A Câmara Municipal de Odemira realça também que «dará continuidade à política de redução de impostos, tendo em vista o alívio da carga fiscal dos munícipes e empresas. Em 2021, os valores de cobrança de serviços de água, águas residuais e resíduos sólidos, mantêm-se iguais aos preços aplicados desde 2010».

Além dos investimentos e despesas correntes, o município lembra que «exerce ampla participação em empresas intermunicipais, sociedades anónimas, instituições e associações, que expressam importantes áreas e projetos de interesse municipal, envolvendo elevados meios financeiros».

 



Comentários

pub