Moura lança 2ª edição de livro que celebra os “mil heróis” da aldeia de Santo Aleixo

Livro vai ser dado aos alunos do 4º ano

A Câmara de Moura lançou a 2ª edição do livro “Uma aldeia, mil heróis…”, uma obra que homenageia o papel da aldeia de Santo Aleixo na Restauração da Independência, cujos 380 anos se celebraram ontem.

O livro, da autoria de Marisa Bacalhau (texto) e Carlos Rico (ilustrações), «traduz o reconhecimento, não só da importância da História local, e dos feitos, históricos, granjeados pelos habitantes de Santo Aleixo, mas também da necessidade de perpetuar, junto dos mais jovens, estes mesmos episódios que a tradição oral eternizou entre os mais velhos», segundo a Câmara de Moura.

Santo Aleixo da Restauração «é considerada aldeia heróica da restauração de Portugal devido aos grandes acontecimentos da Guerra da Aclamação, nomeadamente nos combates de 6 de Outubro de 1641, 12 de Agosto de 1644 e 31 de Maio de 1704, em que os Castelhanos atacaram a aldeia e os seus habitantes se defenderam heroicamente».

A republicação deste livro ilustrado visa «dar um contributo para a reafirmação de valores identitários da população e criar um instrumento pedagógico que explore um tema tão delicado quanto importante, que é o dos confrontos que tiveram lugar na sequência da restauração da independência portuguesa».

Esta segunda edição será distribuída aos alunos do 4º ano do Concelho de Moura, à semelhança do que aconteceu no ano escolar 2019-2020.

«Simultaneamente será disponibilizada, em suporte digital, a narração da história, uma ferramenta que pretende auxiliar os professores aquando da abordagem deste livro infantil em contexto de sala de aula», concluiu a Câmara de Moura.

 

 



Comentários

pub