Moura: Herdade da Contenda vence Prémio Nacional de Paisagem 2020

Galardão será entregue na quarta-feira

A Herdade da Contenda, no concelho de Moura, venceu o Prémio Nacional de Paisagem 2020, anunciou, este domingo, a Câmara de Moura. Trata-se de uma distinção honorífica criada em 2012, no quadro da implementação da Convenção Europeia da Paisagem.

A iniciativa promovida pela Direção Geral do Território, pretende premiar o mérito de quem, em Portugal, contribui para um desenvolvimento territorial mais sustentável e promove a sensibilização para a importância da paisagem na qualidade de vida.

A candidatura vencedora é selecionada para representar Portugal no concurso relativo à atribuição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

Segundo explica a Câmara de Moura, «a empresa municipal Herdade da Contenda participou com a candidatura “Uma paisagem de referência na Raia – A Herdade da Contenda”. Trata-se de um projeto de referência para uma gestão sustentável do uso do solo, inspirador da importância da paisagem enquanto recurso e demonstrador de como a interação humana com os sistemas naturais a pode construir, destruir e reconstruir».

A autarquia realça que, «na Herdade da Contenda, as transformações que refletem a história naquela situação raiana, resultam de uma ligação ancestral entre a terra e os seres humanos, onde é difícil distinguir onde começa uma e acaba a outra. É, afinal, a paisagem alentejana e mediterrânica, numa narrativa de resiliência e capacidade de ressurgir, conservando o seu caráter».

A candidatura foi elaborada pela Herdade da Contenda, Empresa Municipal e contou com o apoio do arquiteto paisagista Nuno Lecoq, que desenvolveu em 2014 a tese de doutoramento “A Herdade da Contenda. Uma Paisagem Única como Paisagem de Referência”.

O Prémio Nacional de Paisagem 2020 será entregue, na próxima quarta-feira, dia 9, a Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura, por João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, durante a 3ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.

 



Comentários

pub