Monsaraz, um caminho para o presépio [com vídeo e fotos]

Até 6 de janeiro, as ruas de Monsaraz acolhem pelo 21º ano consecutivo este tradicional presépio, com figuras em tamanho real

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Há mais de duas décadas que a instalação de Teresa Martins marca o Natal pelas ruas da localidade histórica de Monsaraz. Este ano, os visitantes chegam em menor número, mas ainda assim, o concelho mantém intacta a oferta turística.

“Não temos turismo de massas, privilegiamos pequenas pontuações turísticas que interagem com as comunidades locais”, refere à Agência ECCLESIA José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Este é um dinamismo que revitaliza as populações locais envelhecidas que se revigoram com a chegada de turistas de diversas partes do mundo.

Em 2019, Monsaraz registou mais de 100 mil visitantes, este ano são em menor número, mas o município preparou medidas para uma visita em segurança.

“Uma das nossas vantagens é possuir unidades turísticas de pequena dimensão que podem ser alugadas por uma ou duas famílias, evitando assim maiores concentrações”, diz José Calixto.

As 46 figuras em tamanho natural que fazem o presépio de Monsaraz têm, para o padre Manuel José Marques, uma simbologia a reter.

“É no contexto da vida normal do lugar que, pelas figuras, somos também conduzidos ao presépio”, refere o pároco local.

O sacerdote lembra que “na vida é assim também, pelas mãos uns dos outros, vamos até Jesus”.

Construídas em ferro e rede, revestidas de panos impermeabilizados em tons rosa e lilás, as figuras deste presépio foram um grande cortejo que se estende desde a porta de entrada de Monsaraz e que culmina na Praça de Armas do Castelo medieval onde está a Sagrada Família no presépio.

Esse sinal de pobreza que vemos no nascimento de Cristo, é também segundo o padre Manuel José, uma pedagogia para o presente: “Nós temos dificuldade em aceitar a fragilidade. Criamos uma fachada tantas vezes falsa e queremos que toda a nossa vida seja essa imagem que não corresponde à realidade”.

 

Fotos: Agência ECCLESIA/HM

A experiência de fragilidade foi experimentada também no concelho de Reguengos através das consequências dos surtos de Covid-19.

José Calixto reconhece que a comunidade também saiu mais reforçada em termos humanos desta experiência.

“Ficamos mais despertos para as situações de isolamento e exclusão que acontecem nas comunidades rurais e que, tantas vezes, não reclamam apoios financeiros, mas antes o cuidado de estarmos mais próximos e atentos”, observa.

O presépio de Monsaraz apresenta-se como manifestação da sensibilidade de uma comunidade e uma interpelação a todos os que fazem o caminho para o presépio ao lado destas figuras.

O padre Manuel José Marques dá conta das muitas fotografias que encontra nas redes sociais e sublinha que tal é significativo.

“É importante… acaba sempre por dizer estou aqui no presépio. Se calhar vale a pena pensar que há pessoas que nunca saem do presépio. Há pessoas que estão a vida inteira na pobreza do presépio. Se venho tirar uma fotografia, eu entro e saio. Mas há aqueles que nunca saem”, declara.

Até 6 de janeiro, as ruas de Monsaraz acolhem pelo 21º ano consecutivo este tradicional presépio, com figuras em tamanho real.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub