Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Os portugueses têm disponível a partir de hoje um portal dedicado ao processo de vacinação contra a Covid-19, que visa esclarecer a população sobre “todos os detalhes” da campanha que arranca no domingo, anunciou o Governo.

O Ministério da Saúde adianta, em comunicado, que esta página disponibiliza toda a informação sobre a vacinação através de “uma linguagem simples e clara” respondendo às principais questões que têm vindo a ser levantadas desde o anúncio da chegada da vacina a Portugal.

“A vacina é eficaz?”, “a vacina é segura?”, “quais os diferentes tipos de vacina que serão administradas em Portugal; “quais os grupos prioritários?” são alguns exemplos das perguntas colocadas e que os portugueses podem ver agora respondida no portal.

sessões de cinema de inverno

“Além da resposta a estas perguntas mais gerais existe ainda uma área nesta nova página – FAQ’s – onde se podem encontrar esclarecimentos quanto a aspetos mais específicos como os efeitos secundários das vacinas ou o que fazer após estar vacinado”, refere o Ministério da Saúde.

Entre os principais destaques da página, encontra-se uma simulação que o utilizador pode preencher para ficar a saber em que altura será chamado pelo SNS para vacinação.

Além desta ferramenta, são ainda disponibilizados os contactos e linhas de apoio que devem ser utilizados pelos cidadãos que queiram saber mais sobre o processo de vacinação.

A nova página, que já tinha sido anunciada pelo coordenador da ‘task-force’ responsável pela elaboração do Plano de Vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, está disponível no ‘site’ da Direção-Geral da Saúde e no portal do Governo “Estamos On”.

Ao longo de 2021, a página, que foi concebida pelo Governo em estreita articulação com a ‘task-force’, a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, contará com atualizações periódicas quanto à execução da campanha de vacinação, bem como outras notícias de relevo e informações prestadas pela ‘task-force’, refere-se no comunicado.

O primeiro lote da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech chegou hoje de manhã a Portugal e contempla 9.750 doses destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

Este lote de 9.750 doses será reforçado com a antecipação da entrega de mais 70.200 doses, que têm chegada prevista para segunda-feira, elevando o total disponível para administração até ao final do ano para 79.950 vacinas, segundo o Ministério da Saúde.

Entre Dezembro e o primeiro trimestre de 2021, que corresponde ao período da primeira fase definida pela ‘task-force’ responsável pelo plano de vacinação, Portugal espera receber 1,2 milhões de vacinas, distribuídas por três períodos: 312.975 doses no acumulado de Dezembro e Janeiro, 429 mil doses em fevereiro e 487.500 em Março.

 



festival do marisco de olhao
festival de caminhadas

Também poderá gostar

ministra saude loule inem codu (4)

Ana Paula Martins acusa oposição de usar mortalidade infantil para chicana política

ministra saude loule inem codu (4)

FNAM quer saúde pública do Alentejo e Algarve sem fusão com Lisboa e Vale do Tejo

Esclerose_doencas neurologicas_Depositphotos_235832202_XL

Especialistas pedem inclusão das doenças neurológicas no regime especial de comparticipação