Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
faceco

Um abrigo temporário para pessoas em situação de sem-abrigo foi ativado esta quarta-feira, dia 23 de Dezembro, e vai funcionar até ao final de Março, no âmbito do trabalho desenvolvido pelo NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo de Portimão.

Depois da experiência positiva ocorrida em Janeiro e Fevereiro passado nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Portimão, este novo abrigo ocupará um espaço atualmente gerido pelo MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e adjacente às suas instalações, situadas na Avenida Guanaré, junto à zona ribeirinha de Portimão.

Como novidade relativamente às condições proporcionadas no início de 2020, e além de permitir acolher durante todo o Inverno pessoas em situação de sem-abrigo, que aí poderão pernoitar entre as 20h00 e as 8h00, este novo espaço também está apetrechado com refeitório, o que possibilitará aos utilizadores beneficiarem de serviço de refeições, possuindo igualmente balneários separados, masculino e feminino.

Banner lateral albufeira

Para a concretização deste objetivo, foi celebrado, no passado dia 16 de Dezembro um acordo de cooperação entre o Município de Portimão e o MAPS, bem como as Junta de Freguesia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, as Santas Casas da Misericórdia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, a APF – Associação para o Planeamento da Família, o GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes e a Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Portimão.

O protocolo visa a concretização, implementação e criação do abrigo temporário, estando contemplada uma comparticipação financeira por parte da autarquia no valor de 11.730 euros, destinada a despesas com recursos humanos e funcionamento do local.

Ainda na estratégia de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, o MAPS assinou este mês um acordo com a Segurança Social, no qual se prevê o ingresso de Portimão na lista dos concelhos que vão adotar a solução dos apartamentos partilhados para sem-abrigo, o que irá permitir acolher mais dez pessoas no próximo ano.

Além disso, vai ser proporcionado um Natal especial para quem mais precisa. Assim, no âmbito da quadra festiva, e para além destas medidas de alcance social, a população em situação de sem-abrigo recebe por estes dias roupas e agasalhos, bem como refeições e prendas de Natal, com a participação do núcleo local da Cruz Vermelha Portuguesa, do GRATO, da APF – Projeto Rio e do MAPS.

 

 

 



Banner lateral albufeira
dengun

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]