Vidigueira abre Centro Interpretativo do Vinho de Talha

Vinho de talha tem raízes ancestrais

O Centro Interpretativo do Vinho de Talha, na freguesia de Vila de Frades, no concelho de Vidigueira vai abrir as portas ao público, na próxima quarta-feira, 11 de Novembro, Dia de São Martinho.

Trata-se, segundo a autarquia, de um espaço de interpretação, de difusão científica e tecnológica e de divulgação do património imaterial relacionado com o saber-fazer daquele produto ancestral.

O Centro «pretende transmitir aos visitantes as memórias, as vivências e as experiências relacionadas com o vinho de talha e com as gentes que ciclicamente fizeram chegar esta tradição aos dias de hoje», explica a Câmara Municipal da Vidigueira.

A criação do Centro Interpretativo surgiu «da necessidade de preservar este saber-fazer ancestral que, desde a ocupação do território pelos romanos, certificado pelos achados arqueológicos das ruínas romanas de São Cucufate, e até à atualidade, se manteve vivo, norteado pela simplicidade de recursos técnicos utilizados, mas cujo saber e sabor distingue e caracteriza o néctar único produzido artesanalmente em recipientes de barro, as talhas».

Comentários

pub