Retratos da comunidade escolar de Évora “habitam” o Centro de Arte e Cultura

Eu estou no Museu? é a interrogação lançada

A exposição Eu estou no Museu? está patente ao público, desde o dia 14 de novembro, no Centro de Arte e Cultura, em Évora. A mostra reúne retratos em suporte digital de professores, educadores, crianças e jovens que aceitaram o desafio do Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida para receber, nas suas escolas, sessões que refletem sobre as exposições Ilhéus, de Moira Forjaz, e Strata, de Deanna Sirlin.

Segundo a Fundação Eugénio de Almeida, «nestes tempos tão incertos, esta foi a forma encontrada para continuar a habitar o Museu, criando, na ausência, uma outra forma de presença, ainda que virtual».

Os rostos e cores destes retratos têm sido o ponto de partida para uma série de laboratórios de expressão artística que se realizam com os 20 grupos escolares que integram este projeto, entre Outubro de 2020 e Março de 2021, pertencentes ao Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade, ao Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, à EB Manuel Ferreira Patrício, à EB1 Bairro Senhora da Glória, à EB Santa Clara e aos Salesianos de Évora.

A Fundação Eugénio de Almeida, através do seu Serviço Educativo, reafirma assim a sua «vontade e a disponibilidade em caminhar, lado-a-lado, com os professores e educadores da cidade, criando sinergias que fomentem diferentes aprendizagens, o sentido critico e criativo e a experimentação como motor do conhecimento».

 

 


Comentários

pub