Odemira Empreende já atribuiu 1 milhão de euros em apoios

Prémios Espírito Empreendedor foram entregues esta quarta-feira

O programa municipal Odemira Empreende, promovido pela Câmara de Odemira, já atribuiu 1 milhão de euros em apoios financeiros a projetos do concelho, desde 2015.

Até ao final do primeiro semestre de 2020, houve um total de 161 candidaturas a este programas, das quais resultaram 124 projetos apoiados, 5 projetos incubados no Ninho de Empresas, 89 novas empresas/empresários em nome individual e 159 postos de trabalho criados. A média etária dos promotores é de 42 anos.

A Câmara de Odemira realça que este programa «apoia de forma objetiva os investimentos que sejam relevantes para o desenvolvimento sustentado do território e que contribuam para a criação de novos postos de trabalho, apostando na qualificação profissional, na inovação e nas novas tecnologias».

Para assinalar a atribuição do valor acumulado de 1 milhão de euros aos empreendedores locais vai ser atribuído um cheque simbólico à empresária Paula Dias, que está a implementar uma Loja de Artesanato, no núcleo antigo de Odemira, e que recebeu no apoio financeiro municipal de 10 mil euros.

A par dos apoios financeiros, o programa Odemira Empreende inclui a Oficina do Empreendedor (que inclui o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Ninho de Empresas e Atendimento Temático), a redução de taxas municipais, apoio à fixação de empresas, incentivos fiscais e a dinamização anual do Prémio Espírito Empreendedor.

Este ano, na 5ª edição deste prémio, os vencedores na categoria de Novas Iniciativas Empresariais foram Catarina Barbosa Cosmétiques, Unipessoal Lda, classificada em 1.º lugar e que recebeu o prémio no valor de 2 mil euros, a Escola de Ténis do Sudoeste de Maria Cunha Ferreira ficou em 2º lugar e recebeu mil euros e o projeto Santa Clara-À-Vela, de José Carvalho Vaz, ficou na 3.º posição e recebeu 500 euros.

Na categoria de Melhor Ideia Empreendedora e Criativa, a vencedora foi Tatiana Farias, com a ideia “Restaurante Sobre Rodas”, que recebeu 2 mil euros, além da possibilidade de acesso ao Ninho de Empresas de Odemira.

Os prémios foram entregues esta quarta-feira, 25 de Novembro, data em que se assinala em Portugal o Dia do Empresário.

 

 



Comentários

pub