«Inaceitável!»: Ourique lamenta ausência de testes à Covid-19 no Centro Escolar

Esta situação é «inaceitável, geradora de insegurança e intranquilidade na comunidade educativa e em toda a população de Ourique»

«Inaceitável!». A Câmara de Ourique contestou, em comunicado enviado às redações, o facto de ainda não terem sido feitos testes de despiste à Covid-19 no Centro Escolar, onde foi identificado um caso numa funcionária. A autarquia não poupa mesmo nas críticas.

Segundo esta edilidade, a funcionária esteve «em contacto com parte significativa do universo escolar» e também originou um outro caso de Covid-19 num aluno da Escola EB 2,3/S de Ourique.

Detetada esta situação, o Centro Escolar (Jardim de Infância e 1º ciclo) foi encerrado, como anunciou no passado domingo a Câmara, com a «indicação de que a comunidade educativa seria sujeita a testes de despistagem para a avaliação da situação e adoção de medidas».

Só que, durante o dia de ontem, 9 de Novembro, «não foram concretizados os testes que tinham ficado subjacentes ao encerramento preventivo do estabelecimento escolar, surgiram informações difusas sobre a não eventual realização da operação de despistagem e a intenção de reabrir a escola sem iniciativas complementares».

 

 

Para a autarquia, que lamenta o que se está a passar, esta situação é «inaceitável, geradora de insegurança e intranquilidade na comunidade educativa e em toda a população de Ourique».

«Hoje mesmo insistimos com todos os patamares da Saúde Pública regional para a realização dos testes de despistagem, de saber com que recursos humanos contamos, de orientações claras sobre as medidas a adotar de forma a tranquilizar a comunidade e iniciar a rota para a reposição das atividades na escola, com segurança e com confiança», garante a Câmara de Ourique.

Só que, «face à ausência de informação por parte da saúde pública, não temos resposta que possa tranquilizar ou esclarecer a comunidade educativa».

«Exigimos, de quem de direito, respostas concretas para as pessoas e para o território», conclui o comunicado.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub