Há um novo projeto no Alentejo que quer valorizar o cardo

Projeto CynaraTeC – Transferência de Tecnologia para a Valorização do Cardo é liderado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL)

Há um novo projeto no Alentejo que quer valorizar o cardo, posicionando este recurso como «uma cultura de relevância, de forma a potenciar» os setores agrícola, industrial, alimentar e farmacêutico. A primeira ação está marcada já para esta quarta-feira, 25 de Novembro. 

O projeto CynaraTeC – Transferência de Tecnologia para a Valorização do Cardo, liderado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL), «surgiu como uma aposta potenciadora do cardo, como cultura industrial sustentável, com impacto na economia regional», explica este Centro.

«O cardo é um recurso endógeno, cuja flor é utilizada na produção de queijos tradicionais. O conhecimento científico atual evidencia a multifuncionalidade da planta do cardo, não só pela produção de flor (produção de queijo), como também como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica e fonte de biomassa para diferentes aplicações industriais – uma potencialidade agregadora de valor acrescentado e que deve ser valorizada e transferida ao setor produtivo», acrescenta.

Para promover essa transferência, o projeto CynaraTec terá um Roadshow Tecnológico, com seis sessões em regiões de produção de queijo de Origem Protegida: Azeitão, Serpa, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Serra da Estrela.

 

A primeira sessão, intitulada “Valorização Integrada do Cardo -DOP Azeitão em análise”, terá lugar já esta quarta-feira, 25 de Novembro, entre as 9h30 e as 12h00, em formato online, via videoconferência Zoom.

Com o Queijo DOP Azeitão em análise, esta primeira sessão irá unir queijarias, produtores e indústrias do distrito de Setúbal, com interesse no cardo, para um debate de ideias.

O passado, presente e futuro da utilização do Cardo no fabrico de queijo e os fatores importantes na conservação da flor de Cardo, serão alguns dos temas a abordar durante a sessão. Temas que contarão com as intervenções de Pedro Louro, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), e de Fátima Poças e Cristina Mena, da Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A cargo da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida ficará a dinamização de uma mesa redonda entre todos os participantes, que será o remate para a troca de ideias, fulcrais no processo de transferência de conhecimento e tecnologia.

A sessão é aberta a todos os interessados na valorização deste recurso endógeno e vai estar inserida na programação da Semana da Ciência e da Tecnologia 2020 promovida pela Ciência Viva.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, terminando hoje, dia 24 de Novembro, através deste formulário.

Para mais informações, consulte o site do CEBAL, a sua página de Facebook, ou contacte através do telefone 284 314 399.

O projeto CynaraTec é financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas “Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico”. O projeto teve início em Setembro deste ano e termina em Agosto de 2022.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub