Direção Regional de Cultura do Alentejo debate «Direito à participação cultural: periferias geográficas e outras»

Seminário sobre Cultura e Direitos Humanos decorre online na plataforma Zoom, com inscrição gratuita, mas obrigatória

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) assinala os 70 anos da Convenção Europeia dos Direitos Humanos com o seminário «Direito à participação cultural: periferias geográficas e outras», organizado pela Acesso Cultura.

O seminário terá lugar online nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, das 9h30 às 12h30, incidindo no papel da Cultura na Defesa dos Direitos Humanos.

A DRCAlentejo salienta que «fomenta este seminário, acreditando ser fundamental continuar a promover o conhecimento e a mais ampla divulgação do 1º tratado europeu de direitos humanos, assinado em 4 de novembro de 1950».

Em 2020, os líderes do Conselho da Europa lembram as condições excecionais em que se deu a proclamação deste importante instrumento legal de promoção e proteção dos Direitos Humanos, e apontam como desafio no espaço europeu a eventual adesão da União Europeia à Convenção.

Neste seminário «procurar-se-á refletir sobre o papel da Cultura nesta temática, numa sociedade sempre complexa e perante um cenário de retrocesso em vários países da Europa e do mundo».

Neste seminário serão abordadas questões como o que pode ser considerado centro e periferia? Serão conceitos apenas geográficos? O que constitui barreira à participação cultural? O que é que se faz hoje – no terreno, em Portugal e no estrangeiro – para ultrapassar estas barreiras e criar condições de acesso à participação cultural? Quais as políticas culturais e os projetos culturais e artísticos concretos?

No primeiro dia do seminário, 10 de dezembro, serão exploradas estas questões do ponto de vista teórico, com Maria Vlachou, e analisados também vários casos de estudo.

No segundo dia, 11 de dezembro, serão ouvidas e poder-se-á conversar com três convidadas com larga experiência em diferentes áreas culturais: Helena Girão Santos, Joana Villaverde e Maíra Zenum.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, clicando no site da DR Cultura do Alentejo ou em http://acessocultura.org .

 

 



Comentários

pub