Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dia da cidade tavira

O Município de São Brás de Alportel considera «desajustada e injusta» a sua inclusão na lista de concelhos portugueses sujeitos a confinamento parcial. Em nota publicada no Facebook, a autarquia lamenta ainda «a opção por um critério frio, assente apenas e só sobre uma fórmula matemática, que não tem em conta a realidade dos territórios».

O Município diz ter sido «surpreendido» pela notícia, «dado que temos sido um dos concelhos da região e do país com menor número de casos, onde desde Março tudo tem sido feito para conter o contágio e onde os casos ativos que têm surgido nas últimas duas semanas, razão pela qual estamos integrados neste grupo, estão perfeitamente identificado e controlados».

A edilidade realça que «da larga maioria dos 37 casos positivos ativos neste momento, cerca de 80% dizem respeito a um único surto, perfeitamente circunscrito a um piso do Lar de Terceira Idade da Santa Casa, devidamente monitorizado pela Autoridade Local de Saúde».

infraquinta rumo à sustentabilidade

No total, existem 28 casos positivos no lar, 15 destes detetados este sábado.

Por isso, prossegue a nota, «lamentamos a opção por um critério frio, assente apenas e só sobre uma fórmula matemática, que não tem em conta a realidade dos territórios, nem a natureza dos surtos ou o acompanhamento que é feito pelas Autoridades Locais de Saúde».

Para a autarquia, esta medida vem prejudicar «seriamente a já tão difícil sobrevivência da economia local, de que depende o bem-estar das famílias e da comunidade. Quando sabemos que o número de casos ocorridos no tecido económico do concelho foi praticamente nulo, entendemos ser injusto que este seja o setor novamente prejudicado com estas medidas aplicadas, de forma cega, sem uma avaliação técnica mais aprofundada».

 

Sul Informação
Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel

 

O Município explica que, «injustamente, integramos este mapa apenas devido às caraterísticas singulares do nosso território: somos um concelho pequeno, com uma única freguesia, no centro do Algarve, rodeados dos principais centros urbanos da região. Somos duplamente prejudicados: por termos pouca população, apesar de termos poucos casos, a percentagem ultrapassa o limite e foi considerado. E porque só temos uma freguesia, não somos considerados de baixa densidade, logo não beneficiamos da exceção, como beneficiaram outros concelhos, com situações circunscritas a um território, como é o nosso caso».

A Câmara de São Brás realça que, «na verdade, felizmente, continuamos, desde Março, a apresentar baixos números de contágio na comunidade, apenas com 65 casos acumulados desde o início da pandemia; temos no terreno, com todo o empenho, a Autoridade Local e todas as entidades locais e regionais, num excelente trabalho, com rigor e seriedade, na contenção da propagação e a nossa comunidade tem tido exemplar no seu comportamento, sentido cívico e solidário, que importa reconhecer».

Ainda assim, a autarquia diz compreender «a urgência da aplicação de medidas preventivas e continuaremos a desenvolver todos os esforços, para melhorar ainda mais estes resultados».

«Estamos solidários com a nossa comunidade, nomeadamente com os setores atingidos mais diretamente com estas medidas restritivas, a quem continuaremos apoiar, em tudo o que nos for possível», conclui a nota.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



ideias negocios
dia da cidade tavira

Também poderá gostar

Sul Informação - São Brás de Alportel inicia segunda fase da recolha seletiva de biorresíduos

São Brás de Alportel inicia segunda fase da recolha seletiva de biorresíduos

Sul Informação - Biblioteca de São Brás tem 10 novos computadores

Biblioteca de São Brás tem 10 novos computadores

Sul Informação - Tabuleiros Floridos voltam a embelezar Parises

Tabuleiros Floridos voltam a embelezar Parises