CEBAL dedica uma semana à divulgação da ciência que se faz no Alentejo

Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) vai associar-se à Semana da Ciência e da Tecnologia 2020

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) vai associar-se à Semana da Ciência e da Tecnologia 2020 com um programa de ações de divulgação de ciência que decorrerá online entre o dia 23, segunda-feira, e o dia 29.

As iniciativas previstas poderão ser seguidas na rede social Facebook e foram preparadas para dar a conhecer as diferentes áreas de conhecimento em que o CEBAL trabalha, bem como os seus parceiros e financiadores.

O programa é lançado no dia 23 Novembro, às 14h00, «com a partilha de um vídeo institucional, que pretende apresentar a instituição e destacar a sua visão estratégica para a investigação e para a região», revelou o CEBAL.

De 24 a 28 serão partilhados diariamente no Facebook, à mesma hora, «vídeos que apresentam as diferentes linhas de investigação, bem como os rostos dos investigadores que lhes dão corpo.
Dar-se-á a conhecer o trabalho que se desenvolve e seu impacto para o Alentejo».

No dia 24, haverá «uma nota especial na programação, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, dia do nascimento do Cientista Rómulo de Carvalho e que o pretende homenagear pelo seu importante contributo na promoção da cultura científica em Portugal no século XX».

Na quarta-feira, dia 25, às 9h30, terá lugar a ação online de transferência de conhecimento e tecnologia “Valorização Integrada do Cardo -DOP Azeitão em análise”, resultante do projeto CynaraTec -Transferência de TeCnologia para Valorização do Cardo (financiado pelo Alentejo 2020), «com o objetivo de aproximar produtores, investigadores e indústria».

O programa desta iniciativa pode ser consultado aqui.

As comemorações da Semana C&T 2020 terminam no dia 29 Novembro, com a divulgação do projeto “És(cola)Ciência -Estratégia Educativa Complementar Baseada no Pensamento Científico”, uma iniciativa financiada pelo Portugal Inovação Social e que tem como investidor social a EMAS de Beja, com o objetivo de realçar «o o trabalho que o CEBAL desenvolve em torno da Literacia Científica».

Esta última iniciativa também está integrada na programação digital da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2020.

A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma iniciativa anual promovida pela Ciência Viva «que tem como finalidade aproximar a Ciência da Sociedade, promovendo a cultura científica e tecnológica em Portugal. O CEBAL tem sido participante assíduo, colocando Beja no radar nacional destas comemorações».

 




 

Comentários

pub