Equipas especializadas vão ser criadas em todos os corpos de bombeiros voluntários do território continental, por forma a reforçar os meios para operações de apoio na área da saúde pública. A decisão foi tomada pela secretária de Estado da Administração Interna, no âmbito das medidas de resposta do Governo à pandemia de COVID-19.
As equipas especializadas intervêm no apoio, socorro e transporte de doentes, através da afetação permanente de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação.
Esta medida implica o pagamento, às Associações Humanitárias de Bombeiros (AHB), de um valor diário de 85 euros por cada veículo, a suportar pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O pagamento às 412 AHB corresponde a um valor mensal superior a um milhão de euros.
Em nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna afirma que, «através da criação destas equipas especializadas», fica reforçada «a resposta operacional dos corpos de bombeiros perante o agravamento da situação epidemiológica» e fortalecida «a capacidade financeira das AHB».