Aljustrel vai contestar inclusão na lista de concelhos de risco

«Estes números não refletem a realidade deste território», diz o município

Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel

Aljustrel entrou, esta quinta-feira, 12 de Novembro, na lista dos concelhos com mais medidas para a Covid-19, mas o Município vai contestar esta decisão do Governo.

No seguimento da revisão quinzenal que foi efetuada pelo Governo, e tendo em conta as medidas de combate e de prevenção no âmbito do novo Estado de Emergência, o concelho de Aljustrel entrará nesta lista a partir das 00h00 desta segunda-feira, 12 de Novembro.

Entre as medidas a que ficará sujeito estão no recolher obrigatório de segunda a sexta-feira, das 23h00 às 5h00, e aos fins de semana, a partir das 13h00. Todo o comércio também terá de fechar até às 13h00, ao sábado e domingo.

Esta entrada deveu-se ao critério que se baseia no número de casos, 240 por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.

No entanto, o número de habitantes usado pelo Governo baseia-se «na última estimativa efetuada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2019, e não no número de habitantes que está referenciado no último Censos», diz a autarquia.

«Este critério não tem ainda em conta, por exemplo, o número de inscritos no Centro de Saúde de Aljustrel, que, neste caso, é superior [9333 utentes]», acrescenta.

Por isso, Aljustrel, que tem uma população de 8247 pessoas, fica com um limite de 20 casos nos últimos 14 dias – que foi ultrapassado.

Em nota de imprensa, o Município diz que, com este critério, «sai penalizado».

«Estes números não refletem a realidade deste território, com características particulares, nomeadamente no que diz respeito ao número de população atual, fruto da forte atividade industrial e agrícola», conclui.

No Alentejo, são 20 os concelhos em confinamento a partir desta segunda-feira: Aljustrel, Alcácer do Sal, Beja, Borba, Campo Maior, Crato, Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mora, Ponte de Sor, Portalegre, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Sines, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub