O prémio Nobel da Medicina foi atribuído hoje a três cientistas pela descoberta do vírus da Hepatite C, anunciou a academia sueca, esta segunda-feira.
O galardão foi atribuído aos cientistas norte-americanos Harvey J. Alter e Charles M. Rice e ao britânico Michael Houghton.
O Prémio Nobel deste ano é concedido a três cientistas que deram «uma contribuição decisiva para a luta contra a hepatite transmitida pelo sangue, um grande problema de saúde global que causa cirrose e cancro de fígado em pessoas de todo o mundo», anunciou a Assembleia do Nobel reunida no Instituto Karolinska.
Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice fizeram «descobertas seminais que levaram à identificação de um novo vírus, o vírus da hepatite C», acrescentam, no comunicado disponibilizado no seu site.
«Antes de seu trabalho, a descoberta dos vírus da hepatite A e B foram passos essenciais, mas a maioria dos casos de hepatite transmitidos pelo sangue permaneceram sem explicação. A descoberta do vírus da Hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crónica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas», diz ainda a Academia Nobel.
Este foi o primeiro dos prémios Nobel a ser anunciado este ano. Nos próximos dias, serão anunciados os galardões para a Física, Química, Literatura, Paz e Economia.