Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O prémio Nobel da Medicina foi atribuído hoje a três cientistas pela descoberta do vírus da Hepatite C, anunciou a academia sueca, esta segunda-feira.

O galardão foi atribuído aos cientistas norte-americanos Harvey J. Alter e Charles M. Rice e ao britânico Michael Houghton.

O Prémio Nobel deste ano é concedido a três cientistas que deram «uma contribuição decisiva para a luta contra a hepatite transmitida pelo sangue, um grande problema de saúde global que causa cirrose e cancro de fígado em pessoas de todo o mundo», anunciou a Assembleia do Nobel reunida no Instituto Karolinska.

Banner lateral albufeira

Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice fizeram «descobertas seminais que levaram à identificação de um novo vírus, o vírus da hepatite C», acrescentam, no comunicado disponibilizado no seu site.

«Antes de seu trabalho, a descoberta dos vírus da hepatite A e B foram passos essenciais, mas a maioria dos casos de hepatite transmitidos pelo sangue permaneceram sem explicação. A descoberta do vírus da Hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crónica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas», diz ainda a Academia Nobel.

Este foi o primeiro dos prémios Nobel a ser anunciado este ano. Nos próximos dias, serão anunciados os galardões para a Física, Química, Literatura, Paz e Economia.

 

 

 

inframoura cada gota importa
teatro das figuras

Também poderá gostar

O primeiro-ministtro, Luís Montenegro, fala aos jornalistas após a reunião do Conselho de Ministros, esta tarde no Palácio de São Bento em Lisboa, 29 de abril de 2025. MIGUEL A. LOPES/LUSA

AD vence a nível nacional, PS e Chega com o mesmo número de deputados no Parlamento

Eleições Legislativas 2025 Boletim de Voto_tratada

Votaram 48,28% dos eleitores até às 16h00

Eleições Legislativas 2025 Assembleia de Voto

Votaram 25,56% dos eleitores até às 12h00