Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Os munícipes de Portimão com mais de 65 anos vão poder escolher entre levar a vacina da gripe numa farmácia, na unidade de saúde móvel ou ao Centro de Saúde, ao abrigo de um conjunto de parcerias estabelecidas pela Câmara portimonense, no sentido de garantir a desconcentração da vacinação contra este vírus.

Dois projetos já em curso vão permitir, segundo a Câmara de Portimão, «vacinar o maior número de pessoas com mais de 65 anos contra a gripe sazonal», ao abrigo da norma «relativa aos grupos prioritários e destinada a evitar aglomerados nos centros de saúde numa época de pandemia por Covid-19».

Um dos projetos, o “Vacinar é Salvar”, é realizado em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Dunas e as juntas de freguesia do concelho, através da Unidade Saúde Móvel e já está a decorrer há dias.

maozorra

Ontem, arrancou o programa “Vacinação SNS local”, em parceria com a Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias.

No primeiro caso, trata-se de uma iniciativa de saúde comunitária, «que permite a vacinação através da Unidade de Saúde Móvel, sendo dinamizada pelo projeto “+ Proximidade + Saúde”, da equipa da UCC Dunas do Aces Algarve II-Barlavento, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e as juntas de freguesia do concelho».

Na freguesia de Portimão, o “Vacinar é Salvar” arrancou no passado dia 19 no Porto de Lagos. Ontem e hoje esteve em Portimão, onde se manterá amanhã, com a vacinação a decorrer junto aos Balneários Municipais.

No dia 26 Junto a unidade móvel estacionará perto do Clube Desportivo da Pedra Mourinha, no dia 28 junto ao Clube Recreativo da Aldeia da Companheira e no dia 30 na Alameda da República, em pleno centro da cidade.

Em Novembro, a Unidade de Saúde Móvel irá repartir-se entre as freguesias de Alvor e da Mexilhoeira Grande, com a seguinte calendarização: dia 2 na Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande; dia 3 nos Montes de Cima, junto ao antigo café António Lúcio; dia 4 na Senhora do Verde, junto á antiga Escola Primária; dia 5 na Pereira, junto ao Café José Gonçalves; dia 6 no Arão, junto ao Café Manuel Cansado; dias 16, 17 e 18 nos Montes de Alvor, junto ao Posto de Correios; e dias 19 e 20 junto ao Centro Comunitário de Alvor.

Para além desta iniciativa, a autarquia aprovou a celebração de um protocolo entre o Município de Portimão, a Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias, para disponibilização de 1800 vacinas, no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”, as quais estarão disponíveis, de forma gratuita, nas farmácias comunitárias que aderiram: Farmácia Carvalho, Farmácia da Pedra Mourinha, Farmácia Central, Farmácia Moderna, Farmácia Portimão Villa, Farmácia Rosa Nunes, Farmácia Amparo e Farmácia Arade.

Para isso, a Câmara de Portimão vai pagar cerca de 4 mil euros.

Com estas duas iniciativas a Câmara de Portimão «cria uma rede municipal de vacinação com maior capacidade e acessibilidade, por via do aumento do número de locais e de horários disponíveis, com inclusão das farmácias comunitárias e da Unidade de Saúde Móvel, em complemento com a Unidades de Cuidados de Saúde Primários».

 

 



festival do marisco de olhao
emarp

Também poderá gostar

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão

EM531 (1)

Estrada do Aeródromo, entre a Penina e Montes de Alvor, avança para obras