Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara de Loulé e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) celebram, esta sexta-feira, 23 de Outubro, às 12h00, um acordo para financiar 320 novos fogos no concelho. A cerimónia, no Cine-Teatro Louletano, contará com a presença de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação. 

Também participarão Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação, e o algarvio Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e Administração Local.

Este acordo é visto pela Câmara de Loulé como «mais um passo importante na implementação da Estratégia Local de Habitação, tendo em vista a resolução dos problemas habitacionais de cerca de 320 agregados familiares em todo o concelho, nos próximos seis anos».

maozorra

O investimento total rondará os 44 milhões de euros, com uma comparticipação não reembolsável do IHRU de 15 milhões de euros. O restante financiamento será realizado através da contração de um empréstimo bancário bonificado, na ordem dos 25,5 milhões de euros, e de verbas do próprio Município que totalizam perto de 3 milhões de euros.

As soluções habitacionais plasmadas neste protocolo passam por novas construções, reabilitação de frações ou prédios, aquisição de frações ou de prédios degradados e posterior reabilitação ou aquisição de terrenos e construção de um empreendimento habitacional em regime de habitação a custos controlados.

Este programa “1º Direito” é um programa de apoio público ao acesso à habitação, enquadrado na nova geração de políticas promovidas pelo Governo e Loulé será um dos primeiros municípios a firmar esta parceria.

No entanto, além da execução física e financeira ao abrigo do “1º Direito”, os projetos do Município de Loulé nesta matéria «são ainda mais ambiciosos, já que o objetivo é dar apoio direto a um total de 1400 agregados no acesso à habitação, num horizonte que vai até 2030».

A sessão de celebração do acordo de colaboração estará encerrada ao público por questões de segurança sanitária. No entanto poderá ser acompanhada em direto no canal YouTube do Município, esta sexta-feira, a partir das 12h00.

 

 



vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica