Iberian Festival Awards premeiam MEO Sudoeste e Músicas do Mundo de Sines

Iberian Festival Awards assinalaram este sábado a sua 5ª edição, inicialmente prevista para o mês de Março.

O MEO Sudoeste (Zambujeira do Mar, concelho de Odemira) venceu o prémio de melhor grande festival e o Festival Músicas do Mundo, de Sines, ganhou o galardão ibérico de melhor programa cultural nos  Iberian Festival Awards, cujos vencedores foram conhecidos este sábado, 17 de Outubro. 

Pela primeira vez realizado num formato online, devido às restrições impostas pela conjuntura pandémica, os Iberian Festival Awards assinalaram este sábado a sua 5ª edição, inicialmente prevista para o mês de Março.

O Sudoeste ganhou mesmo aquele que é um dos principais galardões desta iniciativa. Este festival, que começou em 1997 na Zambujeira do Mar, é um dos mais importantes eventos de música em Portugal.

Quanto ao Festival Músicas do Mundo acontece em Sines desde 1999. O objetivo da sua criação foi valorizar o Castelo de Sines, ligado à biografia do navegador Vasco da Gama, através de um acontecimento que mostrasse a diversidade das expressões musicais do mundo.

 

Músicas do Mundo de Sines

 

Hoje, o festival ultrapassa fisicamente as fronteiras do Castelo e dar a descobrir é a sua filosofia.

O FMM Sines já tinha vencido esta categoria nas edições do prémio relativas a festivais realizados em 2016 e 2017 em Portugal e Espanha. Com este galardão, o festival soma já 11 Iberian Festival Awards em diversas categorias, tendo sido cinco vezes vencedor ibérico e seis vezes vencedor nacional.

A programação do FMM abarca a largueza da world music e transcende as suas fronteiras. Abre-se à folk, ao jazz, à música alternativa e às músicas urbanas. Mais do que estritamente festival de world music ou música de raiz tradicional, o FMM Sines é um festival que procura as músicas do mundo reais como são feitas e vividas no nosso tempo.

A 22ª edição do FMM Sines está agendada para 23 a 31 de Julho de 2021, em Sines e Porto Covo.

No Algarve, também houve festivais premiados: o MED (Loulé) e o F (Faro).

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub