Depressão Bárbara causou estragos em Sines e mantém-se em território nacional

IPMA fez uma atualização da situação

Imagem de arquivo – Créditos: Depositphotos

A depressão Bárbara já causou estragos no distrito de Setúbal, nomeadamente no concelho de Sines,  e «pequenas inundações» no Algarve, ao longo da madrugada e da manhã de hoje, e continuará a ser motivo de preocupação pelo menos até ao final da tarde.

Segundo revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua mais recente atualização sobre o avanço da depressão Bárbara, esta deverá «manter a trajetória inicialmente considerada, atravessando as regiões Norte e Centro durante a tarde de hoje e atingindo a Galiza no final do dia».

«A precipitação mais intensa deverá ocorrer nos distritos Lisboa, Setúbal, Beja, Faro, Santarém, Évora, Castelo Branco e Portalegre, com valores acumulados de 60 a 80 milímetros entre as 12h00 e 18h00 de hoje, e mantendo-se o impacto expectável em regiões urbanas, onde os valores horários podem ser da ordem de 40 milímetros», descreveu o IPMA.

Esta previsão levou a que estes oito distritos tenham sido colocados por este instituto sob Aviso Vermelho – inicialmente eram apenas cinco, tendo sido alargado o estado de alerta máximo aos distritos de Faro, Beja e Évora, ao final da manhã.

«Em termos de vento, prevê-se que as rajadas máximas sejam até 90 km/h na generalidade do território, sendo que nas terras altas, as rajadas poderão atingir 130 km/h, nas regiões Centro e Sul, e 110 km/h, na região Norte. Prevê-se ainda a possibilidade de localmente poderem ocorrer fenómenos extremos de vento», acrescentou o IPMA.

Entretanto, em Sines, «um dos concelhos mais afetados», já se fazem contas aos estragos.

Segundo a Câmara de Sines, foi necessário responder a um «elevado número de solicitações», o que levou a autarquia a pedir a colaboração da população.

«As condições atmosféricas têm-se agravado ao longo do dia e as previsões apontam, ainda, para uma tarde complicada. Devemos, por isso, procurar minimizar os riscos e, sempre que possível, as pessoas devem manter-se em casa, verificando portas, janelas e objetos suscetíveis ao vento», apelou Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines.

Entretanto, o IPMA também dá conta de uma forte agitação marítima, que se deverá prolongar até amanhã.

Os portugueses devem contar com ondas «de sudoeste com 2 a 3,5 metros em toda a costa, temporariamente entre 4 a 4,5 metros a sul do Cabo da Roca, passando a ser de noroeste durante o dia 22 de Outubro».

Mais informações sobre a evolução do estado do tempo, podem ser obtidas no site do IPMA.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub