“Contos da Serra e da Planície” de António Neves vence Prémio Literário Fialho d’Almeida

Júri atribuiu ainda uma menção honrosa

A obra “Contos da Serra e da Planície”, da autoria de António Neves, venceu a primeira edição do Prémio Literário Fialho d’Almeida, anunciou a Câmara Municipal de Cuba, do distrito de Beja.

O prémio foi criado em Junho de 2019 e é fruto de uma parceria entre o Município de Cuba, a Direção Regional de Cultural do Alentejo e a Associação Cultural Fialho de Almeida.

O nome do vencedor, que assinou sob o pseudónimo E.S. Tagino, foi anunciado numa sessão pública realizada ontem no Museu Literário Casa Fialho d’Almeida, naquela vila alentejana.

A obra “Contos da Serra e da Planície” foi distinguida na modalidade de conto e ao seu autor foi entregue um prémio pecuniário no valor três mil euros, revelou a autarquia cubense em nota enviada às redações.

O livro irá agora ser publicado “numa editora de reconhecido mérito, sob coordenação da Biblioteca Municipal de Cuba e da Associação Cultural Fialho de Almeida, constando na edição a referência ao prémio”, acrescentou.

Nesta primeira edição do prémio, foram submetidas 20 obras a concurso nas modalidades de coletânea de contos e romance, das quais foram selecionadas 13 finalistas.

Além da obra vencedora, o júri determinou ainda a entrega de uma menção honrosa ao romance “As olvidadas léguas da raia”, de Tiago Passão Salgueiro.

O grande vencedor António José Costa Neves é natural de Grândola e reside em Almada, há mais de 40 anos.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o autor foi bolseiro da Câmara de Grândola e da Fundação Calouste Gulbenkian.

As suas obras têm-lhe proporcionado diversos prémios literários, nomeadamente: Prémio Literário Cidade de Almada – 2006 e 2020; Prémio Revelação Manuel Teixeira Gomes – 2006; Prémio Literário Paul Harris –2007; Prémio de Poesia e Ficção de Almada (Ficção) – 2008 e (Poesia) 2016; Prémio Glória Marreiros – 2014 (Menção Honrosa) e Prémio Literário Joaquim Mestre – 2017. Já este ano, as duas primeiras coletâneas de contos que escreveu, “Contos da Serra e da Planície” e “Alma Alentejana e Outras Histórias”, venceram os Prémios Literários Alves Redol – 2019 e Fialho de Almeida – 2020, a primeira; e o Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra – 2020, a segunda.

Quanto a Tiago Passão Salgueiro, nasceu em Évora em 1975, é licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora.

Desempenha as funções de Técnico Superior no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança desde 2006 e é autor de diversas obras, de onde se destacam os títulos “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tenshö em Vila Viçosa no ano de 1584”, editada pela Chiado Editora em 2012, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Viçosa; “Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa”, pela Fundação da Casa de Bragança; e o romance “A Dúvida, em sentimento transformada” pela Chiado Editora, ambas no ano de 2014.

O Prémio Literário Fialho d’Almeida tem por objetivo homenagear o jornalista e escritor que nasceu em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira (distrito de Beja), em 1857, e que faleceu na vila de Cuba, em 1911.

Fomentar o gosto pela leitura e pela escrita e promover, defender e valorizar a língua portuguesa são outras das metas da iniciativa com o nome do jornalista e escritor, autor de obras como “Os Gatos” e “O País das Uvas”.

 

 


Comentários

pub