Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

“Em 20 anos, nunca se ouviu falar tanto em cuidados intensivos como nos últimos meses. Também nunca estivemos tão bem preparados e apetrechados”, disse Alexandre Baptista, diretor da Unidade de Cuidados Intensivos de Portimão, referindo-se à pandemia e aos equipamentos que têm vindo a chegar para equipar com a melhor tecnologia este serviço. Aquele responsável falava durante a cerimónia que assinalou os 20 anos daquela UCI, que se comemoram hoje, dia 2 de Outubro.

Nesta simbólica cerimónia, que começou com o descerramento de uma placa comemorativa à entrada da Unidade, foram ainda homenageados os seis profissionais – quatro enfermeiros, um assistente operacional e uma médica – que integram a equipa da Unidade desde o 1º dia.

Ana Castro, presidente do Conselho de Administração do CHUA, destacou a importância de assinalar esta data, especialmente no contexto em que vivemos, porque “temos que destacar o profissionalismo e empenho dos nossos profissionais, especialmente numa área tão específica como são os cuidados Intensivos e a sua importância no combate a esta pandemia”.

sessões de cinema de inverno

A presidente do CHUA aproveitou ainda para agradecer o apoio que a Câmara Municipal de Portimão, na pessoa da sua presidente Isilda Gomes, tem prestado à instituição, nomeadamente na aquisição de equipamentos topo de gama, contribuindo para o incremento da capacidade de resposta do CHUA, não só no contexto da pandemia, mas no tratamento de todos os utentes.

O presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, destacou ainda a capacidade técnica de que são dotadas as equipas que trabalham em Cuidados Intensivos, relembrando a importância que teve a criação desta Unidade de Cuidados Intensivos no ainda Hospital do Barlavento, há 20 anos.

Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local e Coordenador Regional do Combate à COVID-19, agradeceu publicamente o profissionalismo das equipas de saúde da região, a forma como se têm vindo a preparar para continuar a tratar todos os doentes, realçando “a importância da união de esforços, entre entidades – Centro Hospitalar, Autarquias, Proteção Civil e Tutela  – que se traduz em mais e melhores cuidados para os utentes da região”.

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, num discurso emotivo, agradeceu a todos os profissionais da Unidade de Cuidados Intensivos pelo trabalho desenvolvido ao longo destas duas décadas e especialmente a forma como acompanham os doentes e as famílias em contexto de doença crítica.

Dirigiu ainda palavras de agradecimento ao Conselho de Administração pela importante iniciativa de assinalar este marco do Serviço, e pela disponibilidade que tem demonstrado desde o primeiro dia, para trabalhar em prol da Saúde na região algarvia.

Na cerimónia, estiveram ainda presentes, o comandante do Serviço Municipal de Proteção Civil, o diretor do Departamento de Emergência, Urgência e Cuidados Intensivos, Daniel Nunez, e alguns dos profissionais que “inauguraram” o serviço, nomeadamente o primeiro diretor de Serviço, o médico Carlos Glória.

O Sul Informação esteve ontem em reportagem na UCI de Portimão e conta-lhe aqui tudo.

 

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

família-pai-filhos-pais-unsplash

Biblioteca da UAlg de Portimão dinamiza palestra sobre acolhimento familiar

PSP

Homem detido por agredir outros dois com uma navalha, em Portimão

CR_Fotos de Faro_Hospital

ULS/Algarve investe 25 milhões na área da oncologia