Candidatura aprovada permite a Aljustrel avançar com Centro Interpretativo e Comboio Turístico Mineiro

Município de Aljustrel foi um dos 24 municípios do Alentejo e do Ribatejo contemplados com esta linha de financiamento do Programa Valorizar

O projeto “Trilhos da Memória – Centro Interpretativo Ferroviário e Comboio Turístico Mineiro” vai avançar, depois de ter sido aprovada a candidatura do Município de Aljustrel, no valor de perto de 400 mil euros, ao Programa Valorizar.

O pontapé de saída foi dado no passado dia 29, em Évora, quando Carlos Teles, vice-presidente da Câmara de Aljustrel, assinou o contrato de financiamento que permitirá efetivar o projeto. A cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Com esta candidatura aprovada «será possível prosseguir com o desenvolvimento de uma rota turística ligada ao Parque Mineiro de Aljustrel, valorizando-se, assim, o património móvel ligado à tradição da atividade mineira e ferroviária e colocando em evidência o património industrial que marca as vivências do concelho», explica a autarquia alentejana.

Esta candidatura permitirá ainda a aquisição de um comboio turístico, que será uma réplica de uma antiga locomotiva [elétrica], que permitirá estabelecer a ligação entre os vários elementos e locais expositivos.

O Município de Aljustrel foi um dos 24 municípios do Alentejo e do Ribatejo contemplados com esta linha de financiamento, que, no total, representa um investimento superior a 6,8 milhões de euros.

O 2º aviso do Programa Valorizar recebeu 352 candidaturas, registando-se a aprovação de 85 candidaturas.

O Programa Valorizar foi criado em 2016 com o objetivo de promover a contínua qualificação do destino turístico Portugal, nomeadamente através da regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país, promovendo, de igual modo, condições para a desconcentração da procura, para a redução da sazonalidade e, assim, para a crescente criação de valor e de emprego.

 

 


Comentários

pub