Bárbara traz chuva e vento forte a todo o país

IPMA alerta também para a agitação marítima

Vento forte e chuva que também pode ser forte, em todo o país. Serão estas as consequências da depressão Bárbara que vai afetar Portugal amanhã e terça-feira, 19 e 20 de Outubro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os efeitos da depressão «serão essencialmente sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de dia 19 de Outubro prolongando-se até ao final do dia 20, com rajadas até 100 km/h e até 130 km/h nas terras altas».

A depressão, segundo o IPMA, tem também associado «um sistema frontal de atividade moderada a forte, que se aproximará de Portugal continental a partir da tarde de dia 19, e irá atravessar todo o território durante o dia 20».

Este sistema frontal dará origem a precipitação por vezes forte e persistente, em especial entre o início da tarde de dia 19 e o final de dia 20.

No dia 20, prevê-se uma descida da temperatura máxima, que irá variar aproximadamente entre 15 e 23°C.

O IPMA prevê ainda um aumento da agitação marítima, em especial na costa da região Sul, a partir da tarde desta segunda-feira, até ao final de dia 20, onde a altura das ondas poderá atingir 3,5 metros de sudoeste.

 



Comentários

pub