Almodôvar avança com centro interpretativo nas Mesas do Castelinho

António Bota acredita que equipamento pode dar um impulso ao turismo no concelho

Mesas do Castelinho – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Câmara de Almodôvar lançou ontem o concurso para a empreitada de construção do centro interpretativo no sítio arqueológico das Mesas do Castelinho, situado perto da aldeia de Santa Clara-a-Nova, e conta ter a obra no terreno «nos próximos dois meses».

António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, revelou ao Sul Informação  que foi endereçado o convite a cinco empresas especializadas para apresentar propostas.

«Fomos à procura das empresas especializadas neste tipo de obra e descobrimos cinco na base de dados da Direção Regional de Cultura. Dirigimos convite a todas elas», disse o edil.

O equipamento a construir vai «ajudar os visitantes a circular e vai promover as visitas – e, consequentemente, o turismo -, nas Mesas do Castelinho e no concelho».

«Vamos tornar esta plataforma histórica e única, num local completamente visitável para todos, com segurança em toda a extensão», reforçou o edil, que há muito defende a criação deste centro.

Há cerca de um ano, o presidente da Câmara de Almodôvar defendeu a criação deste equipamento, considerando que «é um local de grande interesse, que merece ser mais visitado. Mas as pessoas chegam lá e não têm informação».

Agora, em declarações ao Sul Informação, António Bota explicou que o que se pretende é criar as condições para que, por um lado, qualquer pessoas possa visitar o espaço, «mesmo que tenha mobilidade reduzida» e garantir que quem vai a este sítio arqueológico encontra «um espaço limpo e condigno».

Para que isso não continue a acontecer, serão gastos cerca de 150 mil euros na criação de um anfiteatro, bem como numa rampa e plataforma de acesso, bancadas de observação, área de lazer com espaço para picnic, telheiro e corrimão de proteção:

Com isto, António Bota acredita que será possível convencer os visitantes a «ficar mais tempo por cá».

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub