Obras de 15 milhões de euros melhoram «qualidade e quantidade da água» em Mértola

Investimento será feito pela empresa Águas Públicas do Alentejo

A empresa Águas Públicas do Alentejo vai investir cerca de 15 milhões de euros em obras que irão «resolver grande parte dos problemas relacionados com a qualidade e quantidade da água» em diversos pontos do concelho de Mértola.

O plano de investimentos desta empresa no concelho de Mértola foi apresentado à Câmara de Mértola numa sessão técnica que decorreu na quinta-feira, dia 10.

«As empreitadas constantes no plano de investimentos contemplam simultaneamente o Sistema de Abastecimento de Água e o Sistema de Águas Residuais. Nos investimentos destacam-se a ETAR de Mértola, já em pleno funcionamento, as obras de Adução ao eixo Norte, desde Mértola até Vale de Açor de Cima, e noutro troço desde Mértola até Penilhos, ao eixo Mértola Sudoeste, desde S. Pedro de Sólis, até Via Glória num troço, e até Monte Góis num segundo troço», segundo a Câmara de Mértola.

A Águas Públicas do Alentejo também procederá «à remodelação e ampliação da ETA do Enxoé e à instalação da ETA Osmose, em Espírito Santo. Para além destes estão ainda previstas algumas obras de beneficiação e reabilitação, como exemplo no órgão de tratamento de esgotos de Corte do Pinto».

Os cerca de 15 milhões de euros necessários para realizar estas obras serão são suportados em cerca de 85% pelo POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos). O restante valor será suportado, em parceria, pelo Governo e pelas câmaras municipais, através da Águas do Alentejo.

«Estas intervenções vêm solucionar muitos dos problemas que os mertolenses enfrentam, nomeadamente em períodos de seca, permitindo fechar os furos e ter uma captação mais segura e fiável, contribuindo para um melhor abastecimento de água. Certos de que esta é uma grande mais valia para o concelho, o município assegura que continuará a trabalhar na melhoria das condições e conforto para munícipes e visitantes», concluiu a autarquia.

 




Comentários

pub