Gustavo Veloso vence prólogo da Volta a Portugal. De Mateos foi o melhor “algarvio”

Volta a Portugal começou hoje

Gustavo Veloso, da W52-FC Porto, é o primeiro Camisola Amarela da edição de 2020 da Volta a Portugal em bicicleta, ao vencer o prólogo de 7 quilómetros da prova, que se disputou hoje, domingo, em Fafe.

Entre os ciclistas das equipas algarvias, o mais rápido foi Vicente de Mateos, da Louletano/Aviludo, que ficou em 10º no prólogo, seguido de Alejandro Marque, da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, o 17º na etapa de hoje.

Outro algarvio, João Rodrigues (W52-FC Porto), o vencedor da última Volta a Portugal, ficou em 8º.

Desta vez, foi o colega de equipa do ciclista tavirense o primeiro a chegar. O galego Gustavo Veloso, de 40 anos, é o mais velho em prova, mas isso não o impediu de se impor no prólogo, que concluiu em 9m39s, com uma velocidade média de mais de 43 quilómetro/hora.

A vitória foi conseguida por uma margem de apenas um segundo para os dois corredores mais próximos, Rafael Reis (Feirense), segundo, e Daniel Mestre (W52-FC Porto), terceiro.

«É a minha décima primeira Volta. Já tinha três segundos lugares em prólogos. Desta vez estive quase para fazer segundo de novo, mas, felizmente, consegui vencer. A idade é apenas um número, o que conta é a determinação, o trabalho e acreditar em nós próprios. A pandemia prejudicou todos os atletas, mas chegámos todos praticamente nas mesmas condições. A corrida acaba de começar e faltam os dias duros para definir a classificação geral», afirmou Gustavo Veloso, no final da prova.

 

 

O traçado deste prólogo dividia-se em duas metades: uma fase mais técnica, com descidas, no início, e um troço final fisicamente mais exigente, com subida e empedrado. E

«Estes ingredientes permitiram uma classificação em que se misturaram, nos lugares cimeiros, contrarrelogistas puros, sprinters e homens que pretendem ser protagonistas na luta pela Camisola Amarela Jogos Santa Casa», segundo a Federação Portuguesa de ciclismo.

«Gustavo César Veloso é também um ciclista a ter em conta para a classificação geral e ganhou tempo a toda a concorrência. Entre os pretendentes à camisola amarela, nota para os bons desempenhos da dupla da Efapel António Carvalho, quinto, a 6 segundos, e Joni Brandão, sexto, 7 segundos. João Rodrigues (W52-FC Porto) foi oitavo, a 8 segundos, e Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano) fechou o top 10, a 12 segundos. Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), 22.º, a 23 segundos, foi um pouco mais penalizado, numa prova em que não é especialista», analisa a Federação.

A W52-FC Porto comanda por equipas e o espanhol Carlos Canal (Burgos-BH) veste a Camisola Branca IPDJ, símbolo de melhor sub-23 da competição.

A primeira etapa em linha, a mais longa da competição, disputa-se nesta segunda-feira. O pelotão vai enfrentar 180 quilómetros, entre Montalegre e o alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo. A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria.

 



Comentários

pub