27 utentes e funcionários infetados no Lar em Ourique, apenas uma pessoa internada

Autoridade de Saúde pública vai testar amanhã todos os contactos dos cidadãos infetados em Santa Luzia

Já há 27 casos positivos entre utentes e trabalhadores do Lar de Santa Luzia, da Santa Casa da Misericórdia de Ourique. Trata-se de 14 utentes e 13 trabalhadores, estando uma das pessoas internada no Hospital, em Beja.

Os restantes 26 infetados estão «assintomáticos e permanecerão em quarentena vigiada», confinados nas instalações daquele lar, ao mesmo tempo que «será contratada uma empresa especializada (multidisciplinar) para acompanhamento dos infetados, segundo as melhores práticas de saúde pública», anunciou a Câmara Municipal de Ourique.

A autarquia acrescenta, em comunicado, que «foram ainda ativados protocolos com o IEFP e a Cruz Vermelha Portuguesa», para contratação de pessoal de apoio.

Os casos positivos que forem passando a negativos serão depois alojados em infraestruturas cedidas e preparadas pela Câmara Municipal.

Por outro lado, a Autoridade de Saúde pública vai testar amanhã todos os contactos dos cidadãos infetados em Santa Luzia.

Estas decisões foram tomadas na sequência da reunião desta manhã da Comissão Municipal de Proteção Civil, que envolve a Câmara, a Proteção Civil, a Autoridade de Saúde, a Segurança Social e a Misericórdia de Ourique, para analisar a atual situação das infeções por Covid-19 no Lar de Santa Luzia.

A Câmara de Ourique salienta que «está em curso uma enorme operação logística para responder à ocorrência, socorrendo quem foi infetado e assegurando aos restantes um quadro de segurança e tranquilidade nas dinâmicas que estão a decorrer na comunidade».

«Estamos confrontados com um enorme desafio de saúde pública, em que cada um tem uma responsabilidade essencial na prevenção e na identificação de sintomas que podem indiciar o contágio», conclui a nota da autarquia.

O primeiro caso neste lar da Santa Casa da Misericórdia foi detetado quando uma utente do lar foi internada, no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, no domingo, onde foi feito um teste rápido que deu positivo.

Na sequência deste primeiro caso, na segunda-feira, foram feitos testes a 44 pessoas, entre utentes e funcionários.

 



Comentários

pub